O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, liderou o culto inaugural de oração e adoração no Pentágono na manhã de quarta-feira (21) na presença de centenas de militares.
De acordo com informações oficiais, o evento teve como propósito oferecer encorajamento e fortalecimento espiritual aos participantes.
O secretário anunciou que o encontro deverá ser mensal:
"Isso é algo que planejamos fazer mensalmente, de forma voluntária, aqui no auditório. Espero que vocês compartilhem isso com aqueles com quem trabalham. Agradecemos por terem se juntado a nós."
Pete Hegseth lidera culto inaugural de oração no Pentágono. (Captura de tela/YouTube/Defense Now)
O "Culto Cristão de Oração e Adoração do Secretário de Defesa" foi realizado no auditório do edifício e incluiu leitura das Escrituras, com meditação no Salmo 46:10, orações e louvor.
O prédio abriga o centro das operações militares e da liderança do Exército, da Marinha, da Força Aérea e do Corpo de Fuzileiros Navais. O encontro foi transmitido para todo o prédio por meio da rede interna de TV a cabo.
Enquanto Hegseth fez a oração de abertura, a maior parte do culto foi conduzida por Brooks Potteiger – pastor da Pilgrim Hill Reformed Fellowship, integrante da Comunhão das Igrejas Evangélicas Reformadas no Tennessee.
Pastor da família Hegseth
Quando Hegseth apresentou Potteiger na quarta-feira, ele disse que o pastor "foi por muito tempo um mentor meu, meu e da minha esposa, da nossa família" e que ele participou de estudos bíblicos com ele "muito antes de algo assim parecer possível".
"E agora estamos aqui", acrescentou.
Hegseth e Potteiger enfatizaram a confiança em Deus, a busca por orientação e o reconhecimento de Sua soberania.
O sermão de Potteiger continha várias referências ao Pentágono e aos militares.
"Se nosso Senhor é soberano, mesmo sobre a queda dos pardais, vocês podem ter certeza de que ele é soberano sobre tudo o mais que cai neste mundo, incluindo mísseis Tomahawk e Minuteman, incluindo reuniões de estratégia e reuniões de informação em salas de guerra. Jesus tem a palavra final sobre tudo isso", disse ele.
Oração por Trump
Potteiger orou para que o Pentágono "se tornasse um lugar onde os cristãos se reunissem para fazer exatamente isso, e nós os vemos se movimentando com poder, não apenas através do Pentágono, mas através da capital do nosso país e por toda esta grande nação".
O pastor também falou e orou pelo presidente Donald Trump.
"Obrigado pela maneira como o Senhor o usou para trazer estabilidade e clareza moral à nossa terra, e oramos para que continue a protegê-lo", disse Potteiger.
Hegseth costuma falar sobre sua fé e, em entrevista à Fox News na terça-feira, declarou: "Sem o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu não teria uma chance."
Os participantes cantram hinos, incluindo “Amazing Grace” e “A Mighty Fortress Is Our God”.
‘Reconhecimento da providência divina’
De pé atrás de um pódio com o logotipo do Departamento de Defesa, Hegseth declarou que "é exatamente aqui que eu preciso estar, exatamente onde precisamos estar como nação, neste momento em oração, de joelhos, reconhecendo a providência de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo", de acordo com uma gravação de áudio do evento obtida pelo Military.com.
Quando questionada sobre o serviço, a porta-voz do Pentágono, Kingsley Wilson, disse que "muitas religiões diferentes têm serviços regulares na Capela do Pentágono ou em outros lugares do Pentágono" e que o gabinete de Hegseth "prevê que esses serviços de oração e adoração ocorrerão mensalmente".
A principal assessora de Hegseth, Tami Radabaugh, postou sobre o evento nas redes sociais e o descreveu como o "primeiro culto cristão mensal de oração e adoração no DoD".
O evento destacou a importância da confiança na força e orientação de Deus para enfrentar os desafios diários, buscando fomentar um senso de comunidade e fé dentro do Departamento de Defesa.