Um ex-viciado em drogas nos Estados Unidos testemunhou como Deus o resgatou e curou suas emoções após ele se render a Jesus lendo a Bíblia em um programa de reabilitação. Hoje, ele é pastor e leva outras pessoas a Cristo.
Aos três anos, John Riddle foi encontrado inconsciente, flutuando na piscina da casa da família. Salvo por uma reanimação cardíaca feita pela mãe, ele sobreviveu fisicamente, mas acreditava que as consequências emocionais daquele episódio o acompanharam por toda a vida.
“Desde aquele afogamento, acredito que possa ter sofrido algum dano cerebral, onde alguns desequilíbrios químicos podem ter se desenvolvido. Durante toda a minha infância, no ensino fundamental e médio, eu me pegava chorando. E nunca consegui realmente identificar um motivo. Cresci deprimido e, muitas vezes, não queria mais estar por perto”, relembrou John à CBN News.
Embora sua família frequentasse a igreja fielmente e ele tenha se dedicado a Deus ainda jovem, ele ainda lutava contra a depressão. No ensino médio, começou a se envolver com drogas e álcool. O alívio momentâneo que encontrou nas substâncias rapidamente se tornou dependência.
"Lembro de fumar um baseado pela primeira vez no meu último ano e de beber álcool. Senti uma libertação de tudo o que eu tinha experimentado durante toda a minha vida com a depressão. E pensei: 'Nossa, essa é a resposta para todos os meus problemas'", disse John.
Nos anos seguintes, ele passou por diversas universidades sem concluir nenhuma, e se envolveu com drogas cada vez mais pesadas como: cocaína, ecstasy e, por fim, metanfetamina.
‘Ninguém conseguia me ajudar’
Nesse período, John teve quatro filhos com três mulheres diferentes, foi preso várias vezes e morou em condições precárias, convivendo com usuários em ambientes tóxicos e perigosos.
“Estava sem-teto, mudando de casa em casa, vivendo com 20 pessoas em um trailer, todas chapadas. Era um ambiente escuro, sujo e assustador, mas eu fazia o que fosse preciso para conseguir a droga que queria”, disse ele.
Filho de um proeminente promotor público da Louisiana, John foi preso e enviado para a reabilitação repetidas vezes. Cada vez que um novo incidente aparecia nas mídias seu pai se sentia envergonhado.
“Muitas vezes, meu pai chorava, olhava para mim e dizia: ‘Por que você não para, filho? Olha o que você está fazendo com a sua família’. Ele se sentiu humilhado, foi constrangedor. Ele teve que responder por isso. Teve que escrever artigos no jornal sobre isso. E teve que praticamente dizer a todos que estava fazendo tudo o que podia para me ajudar. Mas nada nem ninguém conseguiu me ajudar. Minha família não conseguiu me ajudar. O sistema judiciário não conseguiu me ajudar. Nenhuma clínica de reabilitação conseguiu me ajudar", afirmou John.
John na igreja. (Foto: Reprodução/CBN News)
Após mais uma prisão por porte de drogas, John foi encaminhado ao programa de reabilitação do Exército da Salvação. Foi lá, em um culto semanal, que sua vida começou a mudar.
“Eu estava há três meses no programa de um ano do Exército da Salvação. E havia quatro pregadores afro-americanos que vinham todas as quintas-feiras à noite. Certa noite, eles chegaram e estavam pregando a Palavra de Deus, e eu fui tocado pelo Evangelho. A Bíblia me convenceu e despertou algo em meu coração”, testemunhou ele.
E continuou: “Comecei a confessar todos os meus pecados e o quanto eu estava farto da vida de viciado em drogas. E eu não parava de falar sobre o quanto eu queria Deus”.
‘Substitua as drogas pela Tua Palavra’
Durante os seis meses seguintes, John leu a Bíblia inteira: “Quando terminei de ler, eu disse: ‘Senhor, aceito a tua Palavra. Faz com que ela ganhe vida dentro de mim. As Escrituras dizem que ela está viva e ativa. Eu quero que ela esteja viva e ativa dentro deste vaso. E, Senhor, peço que faça uma coisa por mim. Se estiver me ouvindo, eu peço para que tire o meu desejo por drogas e o substitua pelo desejo de buscar a tua Palavra”.
A transformação de John foi tão profunda que decidiu se formar em teologia pela Louisiana Christian University. Hoje, é pastor da Igreja Batista Lifepoint e vive bem com todos ao seu redor.
“Deus me deu tudo o que eu não tinha antes e que Satanás me roubou. Ele restaurou meu relacionamento com meus irmãos, meu pai, todas as pessoas que magoei no passado, com todos os meus filhos, todas as mães deles, todos nós nos damos bem”, testemunhou.
“O Senhor reconciliou aqueles relacionamentos dilacerados e quebrados. Ele me deu tudo o que eu precisava para pastorear a igreja que pastoreio atualmente”, concluiu John.