A confiança do consumidor brasileiro diminuiu em março. O índice de confiança caiu 2%, para 120,1 pontos, conforme aponta levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta segunda-feira (28).
"As avaliações sobre o momento atual pelo segundo mês consecutivo pouco se alteraram, mas as expectativas em relação aos meses seguintes tornaram-se menos otimistas", disse a FGV em nota. O componente de situação atual avançou 0,2% e alcançou 145 pontos, enquanto o índice de expectativas (IE) caiu 3,8%, para 106,8 pontos, ficando abaixo da média histórica de 107,8 pontos.
"A maior contribuição para a queda do índice de confiança em março de 2011 foi dada pelo quesito que mede o grau de otimismo com a evolução da situação econômica geral nos seis meses seguintes", acrescentou a FGV.
A proporção dos consumidores que estimam melhora caiu de 30,9% em fevereiro para 29,2% em março.
A pesquisa foi feita com mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras entre 28 de fevereiro e 23 de março.