Escócia: Antes de votação, estudo diz que 'Não' lidera

Segundo estudo, maioria quer permanência do país ao Reino Unido. Referendo desta quinta-feira (18) vai definir o futuro da Escócia.

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 18 de setembro de 2014 às 17:06
Campanha ‘sim’ e ‘não’ na frente de um colégio eleitoral em Edimburgo.
Campanha ‘sim’ e ‘não’ na frente de um colégio eleitoral em Edimburgo.

Uma pesquisa da empresa YouGov, encomendada pelos jornais 'The Sun' e 'The Times', outorga ao 'não' à independência daEscócia uma vantagem de quatro pontos, com 52% dos votos contrários à cisão contra 48% favoráveis.

O estudo foi efetuado segunda-feira (15) e quarta-feira (17), véspera do referendo desta quinta-feira (18), entre 3.237 pessoas que já tinham participado de outra pesquisa idêntica nos últimos dias 12 de agosto e 10 de setembro, o que a transforma em uma das enquetes mais precisas, segundo o YouGov.

De acordo com esta análise, se só votassem homens, a independência ganharia com um claro 54% frente a 46% de 'nãos', enquanto o voto feminino daria uma vitória ao 'não' com 57% de sufrágios frente a 43%.

Segundo o 'The Sun', embora as enquetes não mostrem um claro ganhador, algumas casas de apostas já começaram a pagar a clientes que puseram dinheiro em uma vitória do 'não' à independência da Escócia do Reino Unido.

No entanto, se o entusiasmo fosse um fator na hora de desiquilibrar a balança, a independência estaria assegurada pois a pesquisa indica que 47% dos partidários do 'sim' levantaram um cartaz ou colaram um adesivo para demonstrar sua posição, contra 20% no lado contrário que fez o mesmo, segundo a pesquisa.

Os colégios eleitorais da Escócia abriram suas portas às 6h locais desta quinta-feira (3h de Brasília) para o histórico referendo sobre a independência dessa nação.

Quase 4,3 milhões de escoceses maiores de 16 anos terão que decidir nas urnas se acham que a Escócia deveria ser um país independente do Reino Unido. Para isso, estes eleitores poderão depositar sua cédula nos colégios eleitorais até as 21h locais (18h de Brasília). 

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições