
O veículo transportava 40 turistas que iam de Las Vegas para Vancouver, no Canadá. O ônibus caiu ao longo do lado oeste das Montanhas Azuis, em uma área chamada Passagem Deadman (homem morto, em tradução livre). A área é tão perigosa que o Departamento de Transporte do Estado colocou diversos avisos específicos para motoristas, informando as condições escorregadias da pista devido à neve e de pouca visibilidade.
Segundo autoridades locais, foi justamente o gelo acumulado na pista que pode ter feito o motorista perder o controle do veículo em um trecho de curvas sinuosas.
O ônibus foi parar no fundo de uma encosta de neve e caiu de pé. O motorista do ônibus sobreviveu com ferimentos graves. Ele deve prestar esclarecimentos à polícia após se recuperar.
Dezenas de agentes de resgate desceram o morro e usaram cordas para ajudar a salvar as pessoas das ferragens – o frio também aumentava ainda mais o risco de lesões nas vítimas.
Ao menos 26 sobreviventes foram levados para o hospital de Santo Antônio, em Pendleton, disse o porta-voz do hospital Larry Blanc. Cinco dos pacientes tratados neste hospital tiveram que ser transferidos para outras instalações.
Dois passageiros sul-coreanos, com idades entre 16 e 17, disseram a um jornal local que estavam sentados perto da parte traseira do ônibus quando o veículo derrapou algumas vezes, bateu no guardrail e capotou. Ambos disseram que temiam por suas vidas.
O jornal informou que os adolescentes – feridos no joelho e clavícula – foram levados para um providenciado pela Cruz Vermelha.