Os moradores da Vila Itaim, na Zona Leste de São Paulo, estão revoltados com o trânsito de caminhões pelo bairro. Veículos pesados que não poderiam circular pelas ruas quase não conseguem passar pelas ruas. Em alguns casos, os caminhões precisam subir nas calçadas para passar, o que causa a destruição do passeio e gera preocupação entre os pedestres. A gente está na calçada, passa uma carreta e não dá nem para passar mesmo. É sem condições mesmo, bem perigoso, disse a enfermeira Sheila Rubia.
O movimento começa bem cedo. Às 6h, o trânsito já é carregado na Rua Alfredo de Melo. No horário já é possível observar carretas fazendo manobras arriscadas. Às vezes, um veículo dá de cara com o outro e passam bem perto dos pedestres. Tem gente que é atropelada direto aqui, reclamou a enfermeira.
Para evitar os problemas, os próprios moradores instalaram barras de ferro nas calçadas. Um deles é Euclides Mendes. Segundo ele, o problema maior é que as ruas do bairro são rota de fuga de caminhoneiros para fugir do pedágio da Rodovia Ayrton Senna.
Mendes acrescentou que pede há anos para a Prefeitura arrumar as ruas. Procurada a Secretaria de Infraestrutura Urbana informou que começou um projeto de pavimentação na região. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por sua vez, informou que placas serão instaladas e faixas, pintadas no bairro.