A eleição ajudou dois irmãos a se reencontrarem depois de 25 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (27), o funcionário público Ademar dos Santos viajou de Cascavel, no Paraná, para o Rio de Janeiro com a esperança de encontrar o ambulante Luiz dos Santos. A tecnologia e o sistema eleitoral facilitaram a missão de Ademar: ele descobriu o local de votação do irmão no primeiro turno das eleições deste ano.
“Através da internet, eu descobri que ele [Luiz dos Santos] votou aqui no primeiro turno, então, a minha única chance de eu descobrir ele hoje é ver se eu acho ele aqui”, explicou.
O reencontro ocorreu no Ciep Tancredo Neves, no Catete, Zona Sul do Rio. Após a abertura da zona eleitoral, as filas aumentavam e o funcionário público enfrentou dificuldade para encontrar o irmão. Depois de três horas e meia de espera, Ademar reconheceu Luiz em meio aos eleitores, em frente à seção.
Luiz: "Você parece. Não é o Ademar, não, né?"
Ademar: "Eu sou seu irmão. Não acredito!"
O irmão que veio do Paraná contou as novidades sobre a família e descobriu o que havia ocorrido com seu irmão nos últimos 25 anos. Ademar contou que já tem três netos e que um outro irmão deles morreu há cinco anos. Luiz disse que trabalha como vendedor e que não casou e não teve filhos.
"Perdi o contato. Eu tinha o telefone de Cacavel, aí minha mãe faleceu e eu parei de ir lá", disse Luiz.
Os dois programaram uma viagem em abril, quando Luiz pretende rever os demais parentes na cidade paranaense. Luiz e Ademar prometeram nunca mais perder o contato.