“Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.
Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno [1 João 2:12-14]”.
Douglas Gonçalves, do canal Jesus Copy, esclarece que essa passagem bíblica não está relacionada à idade, mas sim a três estágios do crescimento espiritual:
1. Filhinhos: são aqueles que nasceram de novo, conhecem Deus como Pai e entendem o perdão. Ele ainda não está vencendo o maligno, é fraco quando vem um momento difícil da vida e a palavra ainda não permanece nele.
2. Jovens: são aqueles que além das características anteriores, começam a vencer o maligno. Eles são fortes, conseguem andar em santidade e vencer as tentações, ele aguenta as situações da vida. Mas ele ainda tem um conhecimento raso de quem é Deus e ainda não teve filhos.
3. Pais: além de todas as características anteriores, ele tem um conhecimento de Deus de uma maneira mais profunda. Ele tem filhos e começa a cuidar de pessoas.
Será que você já chegou em um certo nível de maturidade espiritual? Segundo Douglas, um dos principais pontos da maturidade é a dependência de Deus — o contrário do que é pregado no mundo.
Confira mais: