Muita gente já sonhou em ficar com a pele jovem por mais tempo. Apesar da ajuda de cosméticos e tratamentos de beleza para manter a pele saudável e jovem, o sonho não virar realidade. De acordo com um novo estudo, publicado no The Lancet Oncology, a ioga e a alimentação teriam papel-chave para realizar essa tarefa.

Conhecido como “relógios cromossômicos”, eles encurtam à medida que as pessoas envelhecem. Este processo está associado a um risco maior de morte precoce e de condições como doenças cardíacas, demência, diabetes e cancro, assim como o aumento da vulnerabilidade a infecções. Para concluir o assunto, foram comparados dois grupos de homens com câncer de próstata não agressivo em fase inicial que não haviam se submetido à cirurgia ou outros tratamentos. Um grupo de 25 pessoas ficou sem mudanças, enquanto outras 10 adotaram uma mudança radical de estilo de vida.
O grupo que mudou de hábitos adotou uma dieta rica em proteínas de plantas, frutas, vegetais e grãos integrais, além de carboidratos de baixo teor de gordura. Como complemento, eles começaram a praticar ioga e meditação para reduzir a tensão. Depois de cinco anos, testes de sangue comprovaram que os telômeros desse grupo haviam aumentado em cerca de 10%, revertendo o processo natural de envelhecimento. Já os que não adotaram as práticas tiveram uma redução de tamanho de 3%.
Com informações de: Daquidali