Trabalhar com um colega xingando ao telefone, discutindo com uma impressora que não funciona ou conversas paralelas, sabe que é impossível ter concentração para desempenhar suas atividades. Alguns trabalhadores adotam o uso dos fones de ouvido, apreciando uma bela canção para não perder o foco. E isso dá certo!
Segundo o doutor Amit Sood, médico da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota, ouvir música incentiva a liberação de dopamina na área de recompensa do cérebro, o mesmo que comer uma guloseima ou sentir um aroma agradável.
São muitos os que tendem a ter a mente vagando. "Na maior parte desse tempo, estamos nos concentrando nas imperfeições da vida.", explica Amit. A música pode nos trazer de volta ao momento presente.

"Quando você está estressado, pode tomar uma decisão apressada. Você tem um foco de atenção muito estreito", disse. "Quando você está com o espírito positivo, consegue avaliar mais opções.", ressalta Teresa.
A doutora descobriu que as pessoas em trabalhos de qualificação moderada se beneficiavam mais, enquanto as especializadas viam pouco ou nenhum efeito. Alguns novatos achavam que a música causava distração.
Algumas empresas têm restrições para escutar música enquanto trabalha. O vice-presidente da agência de recursos humanos Robert Half Technology, Paul Flaharty, disse que alguns supervisores suspeitam que os trabalhadores que usam fones de ouvido
não estão totalmente dedicados.
Segundo a recomendação dos especialistas, é preciso estabelecer limites. Basta apenas 30 minutos ouvindo música e logo irá recuperar a concentração.
Com informações de: Folha de S.Paulo