Pregador de rua tem condenação anulada, após confundir gênero de ‘mulher trans’

Dave McConnell, que prega nas ruas no norte da Inglaterra há 15 anos, foi acusado de não usar pronome correto para uma mulher trans.

Fonte: Guiame, com informações da Christian ConcernAtualizado: segunda-feira, 13 de março de 2023 às 15:40
Dave McConnell prega há 15 anos nas ruas da Inglaterra. (Captura de tela/YouTube/Christian Concern)
Dave McConnell prega há 15 anos nas ruas da Inglaterra. (Captura de tela/YouTube/Christian Concern)

Dave McConnell, um pregador de rua de 42 anos, foi preso e denunciado à por "misgendering" em relação a uma pessoa do público, ao usar pronome que não corresponde ao gênero com o qual a pessoa se identificava.

A denúncia foi feita à Prevent, uma estratégia de segurança nacional que visa impedir a radicalização e o extremismo violento, encaixando assim a atitude do pregador dentro desse espectro, apesar de não corresponder à realidde.

McConnell, que havia sido preso por "insultar" um membro do público no centro da cidade de Leeds em 8 de junho de 2021, agora teve sua condenação anulada por um juiz.

Ele estava apelando no Leeds Crown Court com o apoio do Centro Legal Cristão.

Condenado por 'confundir gênero’

McConnell foi preso por confundir o gênero de um homem biológico que se identificou como uma ‘mulher trans’ durante uma conversa com um policial coberto de tatuagens pagãs e uma cruz de cabeça para baixo.

Antes de sua prisão, McConnell teria sido agredido, abusado e teve seus pertences roubados enquanto pregava. Ele foi condenado a pagar 620 libras em custas e cumprir 80 horas de serviço comunitário pelo Tribunal de Magistrados, apesar de não haver obrigação legal no Reino Unido de usar os pronomes preferidos de uma pessoa trans.

Antes de sua audiência de sentença, McConnell foi denunciado à Equipe Conjunta de Combate ao Terrorismo pelo Serviço de Liberdade Condicional, apesar do oficial de condicional ter reconhecido que a fé cristã do pregador teve um impacto positivo em sua vida.

Isso tornou McConnell o primeiro pregador de rua a ser condenado por esse crime e a ser denunciado como um potencial ‘terrorista’.

O advogado de McConnell, Michael Phillips, procurou anular a condenação argumentando que a resposta da polícia foi ilegal, desproporcional e interferiu com seus direitos humanos.

‘Falando a verdade'

No início da audiência e antes do interrogatório, o oficial que acatou a denúncia disse sobre o reclamante, que é um homem biológico que se identifica como uma 'mulher trans': “Esta é uma mulher, não teremos mais debate”.

Durante o processo, o policial que prendeu o pregador foi questionado por que havia feito isso depois de inicialmente sugerir que ele simplesmente fosse embora.

“Ele queria discutir seus direitos de liberdade de expressão. Independentemente do que ele teria pregado, acho que a multidão não permitiria ... o gatilho final foi quando [o Sr. McConnell] se referiu à vítima como um homem em um vestido. Eu o parei e disse que ele havia sido informado de que a vítima era uma mulher”.

McConnell foi questionado no tribunal se ele sabia que 'misgendering' uma pessoa trans poderia ser um insulto, ao que ele respondeu: "Eu não estava confundindo o gênero, eu estava dizendo a verdade."

Ele disse ao tribunal: “Acho que as pessoas podem ter ficado ofendidas, mas essa não é a intenção. Minha intenção era simplesmente permanecer fiel às minhas crenças, permanecer fiel a Deus e permanecer fiel à minha consciência”.

Ele acrescentou: “Eu não estava sendo transfóbico; eu estava expressando o que eu acredito.”

Durante o depoimento de McConnell, o tribunal decidiu que a Coroa não havia provado seu caso e retirou-se antes de o depoimento ser concluído. O tribunal concluiu que o pregador não teve a intenção de causar angústia ao reclamante.

Pessoas aplaudem prisão de Dave McConnell. (Captura de tela/YouTube/Christian Concern)

Como resultado, o registrador Anthony Hawks aceitou o recurso e a condenação foi anulada. Ele disse que McConnell “errou o gênero” do reclamante.

Além disso, ele disse que, de acordo com a Lei de Ordem Pública, “não basta mostrar que as palavras foram ofensivas e que [o queixoso] estava angustiado. Eles devem provar que nós, como bancada, temos certeza de que, quando [o Sr. McConnell] estava usando essas palavras, ele pretendia causar angústia.

“[O Sr. McConnell] disse que não tinha essa intenção, ele diz que sai pregando a Palavra de Deus e a última coisa que ele quer é ficar chateado. Ele disse que não pretendia afligir, apenas repetindo o que ele genuinamente acreditava ser o ensinamento da Bíblia.”

Ele concluiu dizendo: “Vivemos em uma época de liberdade de expressão”.

‘Aliviado’

Após a decisão, McConnell comentou: “Estou encantado e aliviado que o juiz anulou a condenação e que posso limpar meu nome. Estou, no entanto, chocado com a forma como fui tratado pelas autoridades neste assunto. Nenhum outro pregador de rua, profissional ou membro do público deve passar pelo que eu passei.”

Ele disse ainda que não usar o gênero que o ofendido exigia não é um crime e nunca deveria ser tratado como tal. “Eu não acreditei que estava 'errando', eu acreditava que estava falando a verdade”.

“[A forma] como fui tratado foi totalmente irracional e deveria alertar qualquer um que se preocupa com as liberdades cristãs e a liberdade de expressão neste país.” 

“No entanto, Jesus disse aos cristãos para esperarem a perseguição e estou determinado a continuar meu ministério, pois, embora sempre haja oposição, também vejo muitas pessoas impactadas positivamente.” 

“Jesus mudou minha vida quando jovem, e sou apaixonado por envolver as pessoas com a esperança que fez tanta diferença para mim.”

'Tendência perturbadora na sociedade'

Andrea Williams, diretora-executiva do Christian Legal Center, que apoiou o caso de McConnell, disse que ele “foi justificado e estamos satisfeitos que o registrador tenha entendido. Ninguém deveria passar pelo que ele passou por afirmar um fato biológico.”

“Este caso representou uma tendência perturbadora em nossa sociedade, que está vendo membros do público e profissionais sendo processados ​​e denunciados como potenciais terroristas por se recusarem a celebrar e aprovar a ideologia LGBTQ.”

“As forças policiais que exibem bandeiras do orgulho gay em seus quartéis-generais não estão fornecendo proteção imparcial aos pregadores cristãos. Se uma pessoa grita ‘ofensa’ às palavras de um pregador de rua, é o pregador de rua que é punido e eliminado. Isso é profundamente iliberal. ‘A Bíblia ensina claramente que nascemos homem e mulher; essa crença e a liberdade de expressá-la em público sem medo de ser preso ou denunciado como terrorista à Prevent deve ser protegida”, afirmou.

“McConnell é um homem gentil e atencioso, que ama Jesus e deseja que o público conheça a verdade da fé cristã que transformou sua vida.”

Toby Young, secretário-geral da União da Liberdade de Expressão e a diretora executiva de questões sexuais, Maya Forstater, apresentaram relatórios de especialistas em apoio ao caso de McConnell.

‘É um homem’

Dave McConnell tem pregado nas ruas no norte da Inglaterra por 15 anos e tem um poderoso testemunho de interesse humano.

Ele diz que seu objetivo é compartilhar a mensagem da Bíblia de que todos pecamos ao desobedecer às leis de Deus. Ele prega que o Evangelho é uma boa notícia e que, ao crer em Jesus Cristo, recebemos o perdão de todos os nossos pecados e podemos ter a certeza da eternidade no céu. Ele acredita na crença cristã fundamental de Gênesis 1:27 de que nascemos homem e mulher.

Enquanto pregava em 8 de junho de 2021 em Briggate, Leeds, uma área de pedestres da cidade, Dave foi questionado, enquanto falava sobre uma série de tópicos, por um homem biológico que se identificou como uma 'mulher trans' se Deus aceitava a comunidade LGBTQ.

Respondendo à pergunta, McConnell, que incentiva o público a fazer perguntas a ele durante a pregação, disse: “Não, Deus odeia o pecado. Então, este cavalheiro fez uma pergunta…”

Membros da multidão gritaram para ele: “Ela é uma mulher!” McConnell respondeu: “Não, é um homem”, ao que uma mulher da multidão gritou: “Ela é tão mulher quanto eu!”

Público hostiliza Dave McConnell por ele não chamar mulher trans de ela. (Captura de tela/YouTube/Christian Concern)

Enquanto pregava calmamente sobre o que a Bíblia diz sobre o pecado sexual e a homossexualidade, McConnell se referiu ao indivíduo como 'este cavalheiro' e um 'homem em roupas de mulher'.

Imagens de vídeo revelaram que Dave continuou a pregar durante a tarde e foi repetidamente abusado verbalmente por membros do público, agredido e, em determinado momento, teve seus pertences roubados, incluindo um amplificador.

Membros da multidão, que incluía uma drag queen, cresceram para mais de 100 pessoas e gritaram “discurso de ódio, discurso de ódio” quando a polícia chegou ao local.

Imagens também revelaram pessoas da multidão gritando com a polícia para agredir McConnell com o cassetete. Eles também ofenderam o pregador com palavrões.

A multidão também gritou: “Vire essa cruz de cabeça para baixo e enfie-a para cima, seu idiota”.

‘Não violei a lei’

Aos policiais McConnell disse: “Eu sei que não violei nenhuma lei” e acrescentou que “a pessoa que apareceu era um homem com roupas de mulher”.

Após esse comentário, o policial caminhou agressivamente em direção a McConnell e disse: “Ouça, cara, não vou aceitar isso, porque ela disse a você que é uma mulher”.

Depois disso, McConnell foi preso, com a multidão aplaudindo. Ele foi mantido sob custódia por 14 horas, acusado e depois liberado.

No Tribunal de Magistrados, ele foi condenado pelo juiz distrital local e sentenciado em audiência em agosto de 2022 a uma ordem comunitária de 12 meses, envolvendo serviço comunitário humilhante com 80 horas de trabalho não remunerado, e multado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições