Tribunal decide que trans pode competir com mulheres no levantamento de peso

Decisão saiu após um homem biológico, que se identifica como mulher, entrar com ação na justiça de Minnesota.

Fonte: Guiame, com informações da CNS NewsAtualizado: sexta-feira, 10 de março de 2023 às 12:41
JayCee Cooper, uma levantadora de peso transgênero. (Captura de tela/YouTube/KARE 11)
JayCee Cooper, uma levantadora de peso transgênero. (Captura de tela/YouTube/KARE 11)

Um tribunal estadual de Minnesota decidiu que o USA Powerlifting (USAPL), organização nacional de levantamento de peso nos Estados Unidos, deve permitir que atletas transgênero participem de competições femininas.

A decisão é resultado de uma ação de 2021, movida pela atleta transgênero JayCee Cooper, um homem que se identifica como mulher, que obteve o resultado favorável na semana passada.

Segundo a decisão do tribunal, a USAPL deve “cessar e desistir de todas as práticas discriminatórias injustas” e que a organização tem duas semanas para alterar todas as regras consideradas em violação da decisão.

Os atletas agora têm permissão para competir em categorias baseadas em sua identidade de gênero pessoal, em vez de serem restritos por seu sexo biológico.

A lei permitirá que pessoas do sexo biológico masculino, que se identificam como mulheres, compitam no levantamento de peso contra mulheres biológicas.

Após a decisão, Cooper disse a uma agência de notícias local: “Depois de anos sofrendo discriminação do USA Powerlifting e a reação que ocorreu devido a isso, é claro que tenho sentimentos complexos sobre o esporte. Mas acho que esta vitória é uma representação de onde podemos seguir em frente.”

Críticas

O presidente do USA Powerlifting, Larry Maile, criticou a decisão do tribunal: “Nossa posição visa equilibrar as necessidades das mulheres cis [pessoa que se identifica com o sexo com o qual nasceu] e transgênero, cujas capacidades diferem significativamente em esportes puramente de força”.

“Recebemos uma decisão de julgamento sumário do tribunal que nos considera responsáveis ​​por discriminação”, disse Maile. “Nós respeitosamente discordamos das conclusões do tribunal. Estamos considerando todas as nossas opções, incluindo apelação”.

Categorias diferem por sexo

A USA Powerlifting é um membro da Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), que mantém um registro atualizado de recordes mundiais de levantamento de peso para homens e mulheres, divididos por classe de peso. Os três movimentos registrados são o arranque (snatch), o arremesso (clean and jerk) e o total (a soma do peso levantado em ambos os movimentos)."

Na categoria de peso de 55 kg para homens e mulheres, há uma diferença significativa na quantidade de peso levantada. O padrão mundial para o arranque masculino é de 135 kg e o recorde mundial para o arremesso é de 166 kg. O atual recorde mundial masculino para esta categoria de peso é de 294 kg

O recorde mundial da divisão feminina de 55 kg é de 102 kg. E o arremesso é de 129 kg. O recorde mundial total é de 227 kg.

A categoria de até 55kg é considerada a mais leve para homens e a terceira mais leve para mulheres. Com base nos recordes mundiais, o peso levantado pelos homens é significativamente maior do que o das mulheres na mesma categoria.

Atletas masculinos são mais fortes

Os dados da IWF mostram que os levantadores de peso do sexo masculino estão consistentemente levantando mais peso do que as mulheres durante esses eventos à medida que o peso corporal aumenta.

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, a categoria feminina mais pesada foi a de +87 kg. A atleta Li Wenwen, vencedora da medalha de ouro nesta categoria, estabeleceu três recordes olímpicos ao levantar pesos no movimento snatch, clean and jerk e no total. Wenwen alcançou a marca de 320 kg ao totalizar seus levantamentos.

Este total está apenas 7 kg à frente do medalhista de ouro na divisão mais leve masculina e 12 kg atrás do medalhista de ouro na segunda divisão mais leve masculina. Wenwen teria empatado em 5º lugar na segunda divisão mais leve masculina.

Oitenta e oito homens competiram no evento final de cada categoria de peso em perspectiva. Li Wenwen foi a mulher mais forte das Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Embora seja uma das levantadoras femininas mais fortes e bem classificadas, se comparada a todos os levantadores de peso masculinos nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, ela teria empatado em 59º lugar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições