Advogada pede vestiário separado, após atleta trans expor 'genitália masculina'

Após nadadora transgênero Lia Thomas ficar nua em vestiário feminino, a advogada Riley Gaines pediu que a NCAA estabeleça ambientes separados.

Fonte: Guiame, com informações da Fox NewsAtualizado: segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023 às 12:45
A atleta trans Lia Thomas [em primeiro plano] e Riley Gaines, hoje advogada [ao fundo], durante competição de natação. (Captura de tela/Fox News)
A atleta trans Lia Thomas [em primeiro plano] e Riley Gaines, hoje advogada [ao fundo], durante competição de natação. (Captura de tela/Fox News)

A advogada de esportes femininos Riley Gaines está pedindo à National Collegiate Athletic Association (NCAA), organização que regula o esporte universitário nos EUA, para que estabeleça vestiários separados para atletas transgêneros competindo em esportes femininos.

O pedido foi feito após Gaines e suas companheiras de equipe terem sido obrigadas a se despir na frente da nadadora da Universidade da Pensilvânia, Lia Thomas, depois de uma competição no ano passado.

Em uma entrevista na quarta-feira no "America Reports", a atleta campeã 12 vezes do All-American e cinco vezes da SEC falou sobre seu pedido à NCAA para criar os vestiários separados para evitar exposição à “genitália masculina” de atletas trans.

"Não fomos avisados ​​de antemão que iríamos dividir o vestiário com a Lia. Não demos o nosso consentimento, eles não pediram o nosso consentimento, mas naquele vestiário nos viramos, e tem um homem biológico deixando cair as calças e vendo-nos despir, e fomos expostos à genitália masculina", disse Gaines.

Segundo informa a Fox News, Lia Thomas teria iniciado o processo de terapia de reposição hormonal na época, mas não havia se submetido à cirurgia.

"Isso para mim foi pior do que a peça da competição", disse Gaines. "Provavelmente nem um ano, dois anos atrás, isso teria sido considerado uma forma de agressão sexual, voyeurismo. Mas agora nem mesmo eles estão apenas permitindo que isso aconteça, é quase como se essas grandes organizações estivessem encorajando isso a acontecer”.

Vantagens físicas

Na terça-feira, Gaines compareceu ao tradicional encontro Estado da União, com o presidente Joe Biden, como convidada da deputada Lisa McClain. Ela competiu contra Thomas, que é biologicamente homem, em uma competição nacional de natação, onde ambas empataram em quinto lugar.

A competição gerou debates sobre a elegibilidade de atletas transgênero, com críticos apontando vantagens físicas injustas como altura, massa muscular, tamanho do coração e pulmões.

Como porta-voz do Independent Women's Forum, Gaines afirmou que a NCAA não só fracassa em proteger a integridade dos esportes femininos, mas também se tornou uma defensora ativa de atletas transgêneros nos últimos anos.

Riley Gaines formou-se como advogada e é porta-voz do Independent Women's Forum. (Captura de tela/Fox News)

"Claro, depois dos campeonatos da NCAA, a entidade nomeou Thomas para a Mulher do Ano da NCAA, então nós [eles] estamos comemorando esse movimento. Isso não é algo que aconteceu por acaso em uma única vez", disse ela. "Eles estão encorajando homens [biológicos] a competir em esportes femininos."

Gaines também culpou a Casa Branca por promover "propaganda de ideologia de gênero", acusando o governo de pressionar para que mais homens que se identificam como mulheres competissem em esportes femininos em todo o país.

"Honestamente, você tem todas essas pessoas o tempo todo me dizendo como é corajoso falar sobre isso e como sou corajosa, mas, sinceramente, isso torna alguém corajoso apenas reconhecer que as mulheres merecem oportunidades iguais?", ela perguntou ao apresentador da Fox News, John Roberts. "Isso é o quão longe chegamos como sociedade e dentro de nossa cultura."

Em defesa das mulheres biológicas

Após concluir seus estudos na Universidade de Kentucky, Gaines tinha planos de seguir carreira em odontologia. No entanto, devido ao apoio da Casa Branca e de outros à participação de atletas transgêneros em esportes femininos, a jovem de 22 anos decidiu adiar seus planos de faculdade de odontologia para defender atletas do sexo feminino que têm receio de expressar suas opiniões.

"As pessoas estão apavoradas, especialmente falando da minha experiência de conversar especificamente com outros nadadores da NCAA. Até os colegas de equipe de Lia Thomas. Eles são informados de que a escola fez sua posição por eles. Eles são informados se se sentirem desconfortáveis ​​ao ver a genitália masculina no vestiário, eles devem procurar recursos de aconselhamento. Disseram a eles que nunca entrarão na pós-graduação se falarem", disse Gaines.

"Dizem a eles, é claro, que serão chamados de fanáticos, odiosos e transfóbicos, mas não faz de você nenhuma dessas coisas reconhecer que existem dois sexos, você não pode mudar de sexo e as mulheres merecem oportunidades."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições