Os pentecostais também pensam – Parte 1

A busca pelo conhecimento e a formação teológica sempre foram parte integrante do pentecostalismo brasileiro.

Fonte: Guiame, Ediudson FontesAtualizado: quinta-feira, 26 de setembro de 2024 às 17:20
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A intelectualidade é uma característica fundamental do Cristianismo, incentivada nas Escrituras, especialmente em Provérbios, que destaca conhecimento, sabedoria e inteligência.

Ao longo da história, pensadores como Tertuliano, Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino contribuíram significativamente para a teologia cristã. No entanto, alguns grupos dentro da Igreja mostraram resistência à intelectualidade, priorizando experiências espirituais.

Os pentecostais brasileiros enfrentam uma má fama de anti-intelectualismo, embora isso não tenha sido promovido pelos pioneiros do movimento.

Gunnar Vingren era pastor batista com formação teológica, e sua esposa Frida Vingren, que editou o Jornal Mensageiro da Paz, foram fundamentais para a educação teológica dos obreiros.

Emílio Conde também se destacou ao contribuir para o ensino teológico pentecostal no Brasil.

Pastor Antônio Gilberto foi crucial na sistematização da teologia pentecostal assembleiana, enfrentando resistências de pastores contrários ao conhecimento teológico.

O casal Pastor Gilberto e Albertina Malafaia também desempenhou um papel importante na educação teológica nas Assembleias de Deus.

Essa trajetória evidencia que a busca pelo conhecimento e a formação teológica sempre foram parte integrante do pentecostalismo brasileiro.

Daremos continuidade no próximo artigo.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os pentecostais e problema do dualismo antropológico

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições