Ao pôr do sol desta terça-feira (18) inicia-se o Yom Kipur, que também é conhecido como Dia da Expiação ou Dia do Perdão. Por isso, o apóstolo Joel Engel está convocando oração da Igreja pela nação, a fim de que os pecados coletivos sejam perdoados por Deus.
Essa data é observada no calendário judaico em 10 de Tishrei, conforme orientação divina no Antigo Testamento, que diz: “Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra” (Levíticos 25.9).
O Dia da Expiação é uma das Leis estabelecidas por Deus ao povo hebreu após eles terem deixado o cativeiro no Egito, sob a liderança de Moisés. Essa data tornou-se a mais importante para o judaísmo, pois é o dia em que o povo deveria se apresentar a Deus para perdão dos pecados.
“Especialmente na quarta-feira, durante todo o dia, nós estaremos orando pela nossa nação. Nós como Igreja temos o dever de fazer isso”, comentou o apóstolo Joel.
No Yom Kipur, segundo a tradição, acontece também a limpeza do altar. O apóstolo Joel Engel considera isso como ilustração daquilo que Deus deseja, que é a limpeza dos corações, colocando para fora todas as coisas negativas.
Segundo a tradição, o Sumo Sacerdote adentrava no Santo dos Santos no Dia da Expiação, apresentando diante do Senhor os pecados da nação, assim como a vida dos sacerdotes. “Essa é a nossa função, a minha função, a função dos pastores”, explicou o apóstolo Joel.
O apóstolo lembra que após a purificação do povo, através do perdão dos pecados, toda a terra era purificada, então os frutos voltavam a nascer, as chuvas desciam e havia grande prosperidade para o próximo ano.
“Nós precisamos tirar um dia de oração e apresentar a nossa família, a nossa igreja, os membros, o estado e a nação”, enfatizou o apóstolo.
Escola Profética
Neste ano a Escola Profética coincidiu com a data do calendário judaico para o início do Dia da Expiação. Por isso, durante o evento o apóstolo Joel Engel realizou o “Ato Profético de Yom Kipur”, no qual apresentou toda a nação.
Os sábios judeus acreditam que neste período é possível mudar os decretos dos céus, através do arrependimento e de um sincero quebrantamento diante do Eterno. Neste dia é preciso estar em contrição, orando e jejuando, como demonstração de arrependimento.
Por Joel Engel, pastor, líder do Ministério Engel, em Santa Maria (RS) e fundador do Projeto Daniel, que ajuda crianças órfãs em países da África.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.