Agora veja só esta história singular das filhas de Zelofeade.
Estamos falando de números, e o que posso dizer é que os números financeiros não estavam nada a favor delas. Esta história está relatada no capítulo 27 de Números. Dê uma olhada na sua Bíblia.
Aproveito para citar aqui o nome dessas filhas. Elas se chamavam Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
O fato é que seu pai, Zelofeade, havia morrido. Como não havia nenhum homem na família, essas filhas não teriam direito a nenhuma herança. Não teriam direito a uma parte da terra em Canaã.
Pois bem, sabe o que elas fizeram? Não ficaram apenas chorando, mas tomaram uma decisão. Qual? Foram falar com Moisés, mas não de forma orgulhosa ou arrogante. Elas foram falar com Moisés, com o sacerdote Eleazar, com as autoridades e com todo o povo na entrada da Tenda Sagrada.
Elas disseram: O nosso pai morreu no deserto e não deixou filhos homens. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que se revoltaram contra Deus, o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado. Não é justo que o nome do nosso pai desapareça do meio do seu grupo de famílias só porque não teve nenhum filho homem. Dê uma propriedade para nós entre os parentes do nosso pai” (Números 27.2-4).
Entendeu a situação? Elas não teriam herança, mas pediram a Moisés se fizesse justiça.
E você, quando está numa situação financeira desfavorável, o que você faz?
Pois bem, diante do pedido dessas filhas, Moisés levou o caso a Deus. Eis o que diz o texto: Moisés levou o caso delas ao Senhor, e o Senhor disse: “O que as filhas de Zelofeade estão pedindo é justo. Você deve dar a elas uma propriedade entre os parentes do seu pai. A herança do pai deve passar para elas. Dia ao povo de Israel que, quando um homem morrer sem deixar filho homem, a filha deverá herdar a propriedade dele” (Números 27.5-8).
Viu o resultado? Diante de algo que parecia completamente perdido, a humilde coragem dessas filhas mudou completamente o quadro. O próprio Deus respondeu a Moisés dizendo que elas teriam direito à herança.
E o melhor de tudo, não somente elas, mas todas as filhas que não tivessem irmãos seriam beneficiadas por esta regra. Não é maravilhoso? Este é nosso Deus, que age em nosso favor, mas que também espera essa humilde ousadia de nossa parte quando tudo parece estar perdido.
Diante das dificuldades e até das impossibilidades humanas, você tem orado a Deus para solucionar seu problema? E mais do isso: você tem intercedido pelas pessoas que eventualmente estejam passando por problemas semelhantes ao seu?
Conclusão: Dificuldades financeiras podem alcançar você em algum momento de sua vida. Diante dessas dificuldades, o que você pode fazer? Ore, interceda a Deus para que o ajude na solução desse problema. Faça a sua parte. Mesmo em oração, pense como você poderia agir para solucionar esse problema. Peça ajuda de outras pessoas. O conselho é muito importante em questões financeiras. Por último, porém não com menos importância, partindo do seu problema procure ajudar outras pessoas, pois isso agrada a Deus.
Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.
*O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Distribuição do dinheiro: Deus é sempre justo?