Arqueólogos israelenses descobriram um mosaico incomumente bem preservado, aparentemente representando o milagre de Jesus alimentando os 5.000 relatado nos Evangelhos de Marcos, Lucas e João. A representação está no piso de uma antiga igreja cristã com vista para o mar da Galileia.
Pesquisadores da Universidade de Haifa expuseram o mosaico durante as escavações na chamada "Igreja Queimada", no local da escavação Hippos-Sussita. Eles acreditam que a igreja do século VI provavelmente foi incendiada durante a conquista sasaniana no século VII. O fogo ajudou a preservar o mosaico porque, quando o telhado queimou, cobriu o piso de com uma camada de cinza, protegendo-o de ser danificado pelos elementos ao longo do tempo.
Quando os arqueólogos romperam a camada de cinzas, encontraram um mosaico colorido representando imagens de cestas com pães e peixes, um milagre que se acredita ter ocorrido perto do mar da Galileia.
"Certamente pode haver explicações diferentes para as descrições de pães e peixes no mosaico, mas você não pode ignorar a semelhança com a descrição no Novo Testamento: por exemplo, pelo fato de o Novo Testamento ter uma descrição de cinco pães em uma cesta ou os dois peixes representados na abside, como encontramos no mosaico", disse o Dr. Michael Eisenberg, chefe da equipe de escavação em Hippos, em nome do Instituto de Arqueologia da Universidade de Haifa, Israel.
Esta igreja foi parcialmente exposta há cerca de uma década, e agora o Dr. Eisenberg, sua colega Jessica Rentz e sua equipe voltaram para expor os restos mortais. A descoberta do mosaico com cestas cheias de pães e peixes desafia a crença tradicional de que o milagre do Novo Testamento ocorreu na agora chamada Igreja da Multiplicação em Tabgha, no lado noroeste do mar da Galileia.
Alguns especialistas teorizam que ocorreu mais próximo do local da escavação de Hippos-Sussita.
Atualmente, tendemos a considerar a Igreja da Multiplicação em Tabgha, a noroeste do mar da Galileia, como o local do milagre, mas com uma leitura cuidadosa do Novo Testamento, é evidente que ele pode ter ocorrido ao norte de Hipopótamos na região da cidade", explicou Eisenberg.
Dr. Michael Eisenberg, durante uma visita à igreja, apresentando uma das telhas que cobriam o chão (Foto: Reprodução/Arleta Kowalewska)
"Segundo as escrituras, após o milagre, Jesus cruzou a água a noroeste do mar da Galileia, até a área de Tabgha / Ginosar, de modo que o milagre teve que ocorrer no local onde ele começou a travessia, em vez de onde o mosaico da Igreja da Multiplicação tem uma representação de dois peixes e uma cesta com apenas quatro pães, enquanto em todos os lugares do Novo Testamento que contam o milagre, há cinco pães, como encontrado no mosaico de Hipopótamos. Além disso, o mosaico da igreja queimada tem uma representação de 12 cestas, e o Novo Testamento também descreve os discípulos que, no final do milagre, ficaram com 12 cestas de pão e peixe", explica.
No entanto, Eisenberg não está convencido de que o milagre aconteceu perto da Igreja Queimada em Hipopótamos. Ele aponta as principais diferenças entre o mosaico recém-descoberto e o relato do Novo Testamento.
Por exemplo, algumas cestas no mosaico estão cheias de frutas e não apenas de pão. Outros lugares retratam três peixes juntos, em vez de apenas dois.
"A igreja está localizada no extremo oeste do Monte Sussita e é o ponto mais ocidental da cidade e tem vista - hoje como era antes - para o ministério do Mar da Galileia e Jesus e onde a maioria de seus milagres ocorreu. Não há dúvida que a comunidade local estava bem familiarizada com os dois milagres de Feeding the Multitude e talvez conhecesse suas localizações estimadas melhor do que nós.
O pressuposto de que o artesão ou as pessoas que ordenaram o trabalho queriam criar uma afinidade com um milagre que ocorreu nas proximidades deve ser lógico. Terminaremos a escavação e limpeza dos vinte por cento restantes do mosaico e examinaremos cuidadosamente essa suposição. Os próprios peixes têm um número de significado simbólico adicional no mundo cristão, e sua interpretação exige cautela", resumiu.
Durante o processo de preservação, liderado pela Autoridade de Antiguidades de Israel, duas inscrições em grego também foram expostas no mosaico.
A primeira inscrição fala sobre os dois pais da igreja, Theodoros e Petros, criando um santuário em homenagem a um mártir cristão. A segunda inscrição revela que o nome do mártir é um homem chamado Theodoros. Não se sabe muito mais sobre o mártir.
Os pesquisadores também descobriram os restos queimados das portas da igreja, um par de aldravas em bronze fundido na forma de leões rugindo.