MENU

Israel

Arqueólogos descobrem antiga fábrica de lâminas cananeias de 5.500 anos

Arqueólogos descobriram uma fábrica de lâminas com 5.500 anos em Nahal Qomem, no sul de Israel – a primeira desse tipo identificada na região.

Fonte: Guiame, com informações da Fox NewsAtualizado: terça-feira, 12 de agosto de 2025 às 15:30
Arqueólogos mostram detalhes das lâminas e fábrica no sul de Israel. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)
Arqueólogos mostram detalhes das lâminas e fábrica no sul de Israel. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

Arqueólogos descobriram recentemente, em Israel, uma antiga fábrica de lâminas cananeias com cerca de 5.500 anos, revelando um raro vínculo com um povo fundamental na narrativa bíblica.

A oficina antiga foi descoberta em Kiryat Gat, cidade situada a aproximadamente 65 quilômetros ao sul de Tel Aviv. Esta é a primeira instalação desse tipo já identificada na região sul de Israel.

O anúncio do achado foi feito pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) em um post no Facebook no final de julho.

“As descobertas mais impressionantes feitas no local são grandes núcleos de sílex, a partir dos quais eram produzidas lâminas extremamente afiadas e de formato uniforme”, afirmou a IAA.

“As próprias lâminas eram utilizadas como facas para corte e açougue, além de ferramentas de colheita, como lâminas de foice.”

Antiga fábrica

Os vestígios da antiga fábrica foram encontrados no sítio arqueológico de Nahal Qomem, onde há centenas de poços subterrâneos utilizados para atividades artesanais, armazenamento e diversas outras finalidades.

Fotos divulgadas pela IAA revelam longas lâminas de sílex recuperadas no local, além dos grandes núcleos de pedra utilizados em sua fabricação.

Os núcleos e lâminas recuperados da fábrica de 5.500 anos descoberta em Israel. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

Sílex é uma rocha sedimentar extremamente dura, composta principalmente por quartzo criptocristalino. Ela costuma apresentar cores como cinza, negra ou marrom, e possui uma quebra com bordas afiadas, ideais para corte.

Os núcleos são pedaços de pedra bruta dos quais as lâminas foram atingidas.

Época de Abraão

Os artefatos serão expostos no Campus Nacional Jay e Jeanie Schottenstein de Arqueologia de Israel, localizado em Jerusalém.

“Esta é uma evidência clara de que, já no início da Idade do Bronze, a sociedade local aqui era organizada e complexa, e possuía especialização profissional.”

A Autoridade de Antiguidades de Israel relaciona a descoberta à chamada “indústria de lâminas cananeia”, associada a um povo antigo mencionado na Bíblia como habitantes da região antes da chegada dos israelitas.

Arqueólogos afirmam que as ferramentas correspondem à cultura material de Canaã na época de Abraão, evidenciando o alto nível de sofisticação da indústria daquele período.

Idade do Bronze

Segundo a IAA, “apenas indivíduos excepcionais” sabiam como fabricar lâminas cananeias.

Arqueólogos trabalham no sítio, no sul de Israel. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)

A descoberta contribui para ampliar o entendimento sobre o artesanato em Israel e sobre o processo de urbanização durante a Idade do Bronze, segundo a IAA.

“Esta é uma evidência clara de que, já no início da Idade do Bronze, a sociedade local aqui era organizada e complexa, e possuía especialização profissional”, acrescentou a organização.

“A descoberta de uma oficina sofisticada indica uma sociedade com uma estrutura social e econômica complexa já no início da Idade do Bronze Inicial.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições