Professora de escola dominical é homenageada na Inglaterra por quase 74 anos de ensino

A professora Pam Knowles foi reconhecida pelo Guinness Book como a pessoa com mais tempo dedicado ao ensino em escola dominical.

Fonte: Guiame, com informações do Christian Daily Atualizado: terça-feira, 12 de agosto de 2025 às 13:28
Pam Knowles em frente à igreja segura sua placa do Guinness Book. (Foto: Facebook/St. Anne’s, Aigburth)
Pam Knowles em frente à igreja segura sua placa do Guinness Book. (Foto: Facebook/St. Anne’s, Aigburth)

Pam Knowles, uma inglesa de Liverpool, foi oficialmente reconhecida pelo Guinness Book – conhecido oficialmente como Guinness World Records – como a professora de escola dominical com o maior tempo de serviço no mundo – mais de 73 anos.

Ela começou seu trabalho voluntário na igreja anglicana de St Anne’s, em Aigburth, na Inglaterra, em setembro de 1951, quando ainda era adolescente, e continua ensinando até hoje.

Em julho, último domingo do período letivo, a igreja promoveu uma apresentação especial para celebrar o trabalho dedicado e as conquistas de Pam.

Durante a apresentação, o reverendo Ian Greenwood, que assumirá a Igreja de Cristo de Aughton, destacou a “incrível dedicação da professora da escola dominical”.

"Pam continua sendo uma figura muito amada e profundamente respeitada na vida de St Anne's", afirmou a homenagem.

"Ela ainda hoje nunca perde uma aula da Escola Dominical e continua a inspirar as crianças semana após semana. Seu ensino tocou várias gerações, tendo ensinado avós, seus filhos e agora a terceira geração.

"Pam realmente está no coração da vida da igreja em St Anne's, um modelo notável e uma verdadeira heroína aos olhos da Diocese de Liverpool."

Flores e presentes

Durante a apresentação, membros da congregação presentearam a professora da escola dominical, enquanto a Equipe de Educação da Diocese de Liverpool fez um gesto especial de agradecimento.

Em meio às homenagens, ela cortou um bolo comemorativo feito especialmente para marcar sua conquista e recebeu um buquê de flores.

A professora Pam sendo homenageada na igreja por sua dedicação. (Foto: Facebook/St. Anne’s, Aigburth)

Segundo o anúncio da Diocese de Liverpool, foi o filho da professora quem solicitou com sucesso o reconhecimento oficial do seu tempo de ensino.

O recorde anterior pertencia a uma mulher não identificada nos EUA, que também havia registrado 70 anos de serviço, porém com menos tempo efetivo de ensino do que Pam.

Pam iniciou seu trabalho voluntário como professora da Escola Dominical na igreja St Anne’s em setembro de 1951, ainda na adolescência.

"Ela serviu continuamente à igreja por surpreendentes 73 anos, um número que chegará a 74 anos até o final deste período letivo", disse o anúncio de notícias da igreja.

Pam ocupou vários cargos na St Anne's, "todos centrados na educação".

Ela serviu como Superintendente da Escola Dominical por mais de 40 anos e é membro de longa data do Conselho da Igreja Paroquial (PCC).

Na época em que o coro da St Anne’s era vibrante e conhecido por suas turnês pelo Reino Unido e pela Europa, Pam os acompanhava regularmente como líder da igreja, contribuindo para que as viagens acontecessem com tranquilidade e segurança, segundo informou o comunicado à imprensa.

"Como foi maravilhoso celebrar Pam Knowles – a detentora do Recorde Mundial do Guinness para a professora de escola dominical mais antiga – em nosso culto esta manhã. Somos muito gratos por seus 73 anos (+) de ministério infantil em St Anne's", afirmou a igreja em um post no Facebook.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições