Um anel de ouro com que leva a inscrição “Bom Pastor”, uma das expressões para se referir a Jesus nos Evangelhos, foi encontrado em Cesareia por uma equipe de mergulhadores da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Em um anúncio nesta quarta-feira (22), a Autoridade de Antiguidades de Israel informou que seus mergulhadores encontraram um verdadeiro tesouro subaquático, com centenas de moedas e jóias.
Foram encontrados também dois navios antigos que datam dos séculos 3 e 14 d.C. que naufragaram no mesmo local, a poucos metros da costa — com mais de 1.000 anos de diferença.
Mas o achado mais extraordinário foi o anel de ouro. Com espessura grossa e formato de octógono, o anel contém uma pedra verde com a figura de um jovem pastor envolto em uma túnica, carregando um cordeiro nos ombros.
O “Bom Pastor” é uma das expressões para se referir a Jesus nos Evangelhos. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”, diz João 10:11.
“Sabemos que imagens semelhantes foram encontradas nas catacumbas cristãs de Roma”, disse Helena Sokolov, curadora do Departamento de Moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel.
Diversas moedas e jóias foram encontradas no mar de Cesareia. (Foto: Dafna Gazit/Autoridade de Antiguidades de Israel)
Cristãos em Cesareia
Estabelecida pela primeira vez no quarto século a.C., Cesareia foi escolhida por Herodes para construir uma cidade portuária. A cidade foi um centro importante durante os períodos romano e bizantino.
Cesareia era também o lar de uma importante comunidade cristã primitiva e é mencionada várias vezes no Novo Testamento. Foi em Cesareia que o centurião romano Cornélio foi batizado pelo apóstolo Pedro, segundo o livro de Atos.
“Esta foi a primeira vez que um não-judeu foi aceito na comunidade cristã”, explica Sharvit. “A partir daqui, a religião cristã começou a ser disseminada em todo o mundo.”