O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (18), um pacote "sem precedentes" para a defesa de Israel na luta contra o Hamas, além de 100 milhões de dólares como ajuda humanitária aos palestinos de Gaza e da Cisjordânia.
Em seu discurso, feito em Tel Aviv, Biden reforçou que os EUA estão ao lado de Israel, dizendo que o país “é um milagre, um triunfo de fé e resiliência”.
Essa fala do presidente americano se seguiu após ele citar alguns momentos difíceis pelos quais Israel passou, remontando à história de Moisés, no Antigo Testamento.
Biden falou sobre a morte dos israelitas no deserto, antes de chegarem à Terra Prometida, e da resiliência dos sobreviventes (como a história de Josué e Caleb) que fizeram a nação de Israel nascer.
Biden disse que, aquela tragédia poderia ter deixado um sentimento de desesperança nos corações de toda uma nação, se transformou em uma mensagem que perdura por gerações.
“Quando caímos ou somos derrubados, nós nos levantamos novamente, começamos um novo processo. E quando temos tragédias e perdas, precisamos voltar ao início e nos lembrarmos de quem somos”, disse.
E continuou: “Todos somos seres humanos criados à imagem de Deus com dignidade, humanidade e propósito”.
“Vocês (judeus) inspiram o mundo todo com esperança e luz. E é isso que os terroristas querem destruir, porque eles vivem na escuridão. Mas não Israel”, declarou o presidente dos EUA.
My team and I have touched down in Israel to stand in solidarity with the Israeli people following Hamas's terrorist attack.
— President Biden (@POTUS) October 18, 2023
Join me as I address the people of Israel in Tel Aviv: https://t.co/LHTLwArx93
Terrorismo
Biden falou sobre o sofrimento de ambos os povos, e fez distinção entre os palestinos e os terroristas.
“A maioria dos palestinos não tem relação como Hamas. O Hamas não representa o povo palestino”, disse.
“O Hamas utiliza inocentes famílias em Gaza como escudos humanos, colocando seus centros de comando, os seus arsenais de arma, os seus túneis estratégicos em áreas residenciais”, declarou.
Biden disse que o povo palestino sofre intensamente sob essa condição, como está acontecendo nesta guerra. “Eles estão em luto por perda dos seus entes queridos”.
O presidente americano disse que os palestinos precisam de abrigo, alimentos e água. “Eu me reuni com o gabinete de Israel e pedi para entregar assistência humanitária para os civis em Gaza”.
‘Diferente dos terroristas, nós valorizamos a vida’
Biden disse que esse auxílio deve ir para os civis, não para o Hamas. “O Hamas demonstra que não tem nenhum tipo de consideração pelo povo palestino”.
Ele disse que “o que nos separa e nos destaca dos terroristas é que nós acreditamos na dignidade de toda vida humana, seja ela israelense, palestina, árabe, muçulmana”.
O presidente americano finalizou dizendo que “os terroristas não vencerão. A liberdade vencerá.”
E garantiu: “Israel, vocês não estão sozinhos; os EUA estão com você”.