Crianças cristãs são sequestradas pelo Boko Haram em Camarões e missão pede oração

As vítimas, com idades entre 7 e 19 anos, viviam na região como deslocadas internas devido à insegurança causada por ataques do grupo terrorista na região.

Fonte: Guiame, com informações de Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 19 de setembro de 2025 às 13:01
 Imagem ilustrativa. (Foto: Portas Abertas).
Imagem ilustrativa. (Foto: Portas Abertas).

Quatro menores de idade cristãos foram sequestradas pelo grupo islâmico Boko Haram, no final de agosto, em Camarões.

Segundo a Missão Portas Abertas, as quatro crianças e um jovem estavam voltando da lavoura no fim da tarde de 27 de agosto, quando os terroristas chegaram, separaram elas à força das suas mães e as levaram, em Kassa.

As vítimas, com idades entre 7 e 19 anos, viviam na região como deslocadas internas devido à insegurança causada por ataques do Boko Haram.

“Eles saíram de Mora com suas mães para Kassa para cultivar, pois Mora tem poucas terras disponíveis para deslocados internos. Quando desciam as montanhas em Kassa com lenha e comida na cabeça, 29 homens identificados como Boko Haram levaram as crianças”, relatou um líder da igreja local à Portas Abertas.

“Eles pediram que as crianças ficassem de um lado, e nós, mães, voltássemos. Fizemos isso chorando”, contou Marie, uma das mães.

Ainda não há notícias de Clarisse (19 anos), Wadawa (13 anos), Lamara (10 anos) e dos irmãos Sarah (12 anos) e Daniel (7 anos). As famílias contaram que os extremistas não fizeram nenhum pedido de resgate até o momento.

No dia do sequestro, terroristas do Boko Haram também atacaram duas mulheres, cortando a mão de uma.

Nos últimos meses, houve um aumento de sequestros para resgate no país africano. Em 13 de agosto, o grupo raptou cerca de dez crianças de um ônibus na estrada Kousseri-Mora. Elas foram libertas dias depois após a intervenção das autoridades e pagamento de resgate.

Em Kerawa e Limani, outro sequestro de crianças cristãs também foi registrado.

Cristãos atacados

Ataques do Noko Haram à comunidades vulneráveis no extremo Norte dos Camarões aumentaram nas últimas semanas, de acordo com a Portas Abertas.

No dia 6 e 7 de setembro, terroristas do Boko Haram realizaram mais um ataque em Camarões. 

Os extremistas atacaram as localidades de Mandoussa, Modoko e Ouzal, matando cinco cristãos e ferindo outros. 

Mais de 13 vítimas feridas estão internadas em hospitais. Ao menos dois deles, Helen e Simon, precisarão passar por cirurgia. 

Durante o ataque, os terroristas ainda queimaram casas, motos, bicicletas, animais e propriedades, incluindo um armazém de algodão e lojas de cristãos.

Testemunhas disseram que os islâmicos também saquearam o Centro de Saúde de Mandoussa e o armazém de uma igreja em Ouzal.

“O ataque teve como alvo a igreja. Eles queimaram a casa de Zaroua-Modoko, um cristão local, e saquearam todos os seus pertences”, relatou um morador local.

A Portas Abertas pediu oração pela situação em Camarões, que ocupa a 43° posição da Lista Mundial da Perseguição 2025.

“Ore para que o Espírito Santo conforte e cure as famílias que perderam entes queridos. Interceda pela rápida recuperação dos feridos e hospitalizados. Ore pela libertação das crianças sequestradas”, afirmou.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições