A Polônia é o país vizinho da Ucrânia que mais recebe refugiados. Estima-se que cerca de 4 milhões de ucranianos passaram ou permaneceram em terras polonesas desde o início da guerra.
No meio de tantas incertezas surgem boas notícias sobre o Evangelho. Segundo Mike Jorgensen, Diretor de Iniciativas Globais de Migração da e3 Partners, os cristãos ucranianos estão espalhando a Palavra de Deus à medida que avançam.
“A Igreja Ucraniana era uma das igrejas mais fortes da Europa. Foi-me dito por um pastor batista polonês que eles agora estimam que [existem] mais batistas ucranianos na Polônia do que batistas poloneses na Polônia”.
As crianças que saíram da Ucrânia estão aprendendo as línguas locais nos países que as acolheram, superando até os adultos nesse aspecto.
Pastores ucranianos revelaram ao e3 que esperam levantar uma nova geração de missionários da diáspora.
A E3 está trabalhando com pastores ucranianos na Polônia e até mesmo na Ucrânia para trabalhos missionários.
“Primeiro nos oferecemos para fazer treinamento de cura de traumas… e continuamos a fazer treinamentos de Zoom com líderes em Kiev. Também oferecemos treinamento em evangelismo e discipulado e treinamento em plantação de igrejas”, explica Jorgensen.
Ele pede por oração por uma Igreja Ucraniana equipada e missionária, “para que Deus cure o trauma e então dê a eles essa perspectiva de serem missionários, onde quer que eles estejam”.