Na Índia, um pastor, sua esposa e seu filho foram presos por evangelizarem pessoas e supostamente violarem uma lei anticonversão em Uttar Pradesh.
O pastor, Harendra Singh, e sua esposa, Priya, foram detidos pela polícia junto com seu filho de 3 anos no dia 31 de julho.
Segundo a UCA News, eles foram presos depois de serem acusados de realizar um culto em sua casa localizada na cidade de Haidargarh, violando a Lei de Proibição de Conversão Religiosa Ilegal de Uttar Pradesh, em vigor desde 2021.
A polícia afirmou ter recebido uma denúncia alegando que o pastor e sua esposa estavam atraindo pessoas inocentes para o cristianismo.
Embora o pastor tenha negado a acusação, a polícia o levou junto com sua esposa e filho à delegacia para interrogatório e o prendeu.
No país, crianças de até 6 anos são frequentemente forçadas a viver com seus pais na prisão, especialmente suas mães.
“É lamentável que seu filho de 3 anos também tenha ido para a prisão com eles”, disse Dinanath Jaiswal, um ativista social que ajuda os cristãos perseguidos.
Apesar da Constituição da Índia “garantir liberdade religiosa a todas as pessoas”, os legisladores estaduais de Uttar Pradesh explicaram que a lei anticonversão era necessária para proteger “pessoas crédulas”.
Um líder cristão que não quis ser identificado disse que a perseguição aos cristãos se tornou uma rotina em Uttar Pradesh.
“A situação chegou a tal ponto que realizar um culto ou ler a Bíblia em casa pode levar você à prisão”, disse ele.
O casal estava entre os 15 cristãos, incluindo três pastores que foram presos em incidentes separados no estado do norte em 30 de julho.
Dinanath contou que estava se preparando para entrar com recursos em tribunais superiores para garantir que os cristãos presos fossem soltos.
“É repugnante que pessoas sejam presas por exercerem seu direito constitucional de seguir uma religião de sua escolha”, disse ele.
Lei anticonversão de Uttar Pradesh
A lei anticonversão de Uttar Pradesh — estado mais populoso da Índia — proíbe a mudança de religião por meio de aliciamento, força ou coerção. Os cristãos representam apenas menos de 1% da população de 200 milhões no local.
O estado é governado pelo partido pró-hindu Bharatiya Janata e está no topo da lista entre os estados onde os cristãos enfrentam crescentes processos judiciais.
De acordo com a Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos, 12 dos 28 estados da Índia, incluindo Uttar Pradesh, têm leis anticonversão desde fevereiro.
Os outros são Arunachal Pradesh, Chhattisgarh, Gujarat, Haryana, Himachal Pradesh, Jharkhand, Karnataka, Madhya Pradesh, Odisha, Rajasthan e Uttarakhand.
O United Christian Forum (UCF), com sede em Nova Delhi, um órgão universal que registra a perseguição cristã em todo o país, registrou 155 incidentes de violência contra cristãos em Uttar Pradesh nos últimos seis meses.
Durante o mesmo período, um total de 400 incidentes de perseguição contra cristãos foram registrados no país.