Após dois anos da invasão russa na Ucrânia, 100 mil ucranianos ainda vivem como refugiados na Moldávia. Quando a guerra estourou, quase um milhão de pessoas fugiram para o país vizinho.
Desde o início do conflito, a Mission Eurasia, uma organização cristã que atende 13 países da antiga União Soviética, está ajudando os refugiados a encontrarem conforto em Jesus em meio a tantas dificuldades.
A missão fornece ajuda física, emocional e espiritual, ministrando principalmente a mulheres e a crianças. Muitos ucranianos ainda não puderam retornar a suas casas e permaneceram na Moldávia.
A Mission Eurasia tem ministrado a mulheres e seus filhos na Moldávia. (Foto: Facebook/Mission Eurasia).
É o caso de Iryna Mishina, que escapou com o filho de 15 anos, a mãe e o gato de estimação de Donetsk.
"Não podemos ir para a região de Donetsk neste momento porque há uma guerra. É impossível viver lá. Não há eletricidade nem água", explicou ela, em entrevista à CBN News.
Enquanto seu marido continua lutando na Ucrânia, a família vive em um pequeno apartamento nos arredores da capital da Moldávia.
“É horrível quando não temos notícias dele, Lembro que durante uma semana não tivemos comunicação”, disse Iryna.
E acrescentou: "Sinto falta de casa. Do meu trabalho. Meu filho estava na escola. Minha mãe trabalhava".
Encontro para mulheres ucranianas
A Mission Eurasia tem ministrado a mulheres e seus filhos na Moldávia. (Foto: Facebook/Mission Eurasia).
O encontro de mulheres refugiadas promovido pela Mission Eurasia tem ajudado Iryna a enfrentar os tempos difíceis.
Duas vezes na semana, ela e a mãe viajam por horas até uma igreja local para participar da reunião.
"É um momento maravilhoso. Podemos sentir o apoio. Quando falo sobre isso fico arrepiada. Nos sentimos muito aliviadas em nossas almas porque o conhecimento que obtemos, as histórias da Bíblia, os quebra-gelos, tudo isso nos deixa calmas e em paz", destacou Iryna.
Inna Tokarchuk, missionária da Eurasia, é quem lidera o programa de aconselhamento para os refugiados.
"Cada uma de nossas reuniões começa com comunhão e termina com uma mensagem da Palavra de Deus. Meu objetivo é compartilhar o que a Bíblia diz em relação à situação deles. Quero que eles saibam quem é esse Jesus e como Sua Palavra pode ser aplicada em seu dia a dia", afirmou.
E observou: “Estou servindo pessoas que passaram pela guerra, que perderam suas casas e talvez seus entes queridos e que nos últimos dois anos foram forçadas a viver em um país diferente em condições difíceis”.
A Mission Eurasia tem ministrado a mulheres e seus filhos na Moldávia. (Foto: Facebook/Mission Eurasia).
Apoio ao refugiados
A missão também realiza atividades para as crianças ucranianas, as ajudando a fazer amigos no novo país.
Desde o início da guerra na Ucrânia, a Mission Eurasia já serviu mais de 60 mil refugiados ucranianos.
“Ore por nós para que possamos manter o desejo de ministrar e que as pessoas tenham compaixão e compartilhem o que têm com os outros e cumpram a passagem bíblica que diz para cuidar dos órfãos, das viúvas e daqueles que são oprimidos”, pediu o pastor moldavo Alexandr Belev, diretor executivo da missão.