Pastor se arrisca para pregar a muçulmanos Fulani, perseguidores de cristãos

Eli Abdullahi Tinau pastoreia a Evangelical Church Winning All em região onde os Fulani constantemente ameaçam e matam cristãos.

Fonte: Guiame, com informações do ICCAtualizado: quinta-feira, 24 de outubro de 2024 às 17:14
Muçulmanos Fulani se entregam a Jesus em culto. (Foto: ICC)
Muçulmanos Fulani se entregam a Jesus em culto. (Foto: ICC)

Na semana passada, o pastor Eli Abdullahi Tinau participou de um culto memorial em homenagem a 29 cristãos assassinados por extremistas islâmicos Fulani em 2015.

As vítimas buscavam abrigo em uma sala de aula na Escola Primária LGEA em Nkiendoro, no distrito de Miango, Condado de Bassa, quando foram brutalmente assassinadas após militantes contornarem a proteção militar.

Dois sobreviventes ficaram gravemente feridos, e um deles faleceu mais tarde em decorrência dos ferimentos à bala.

O pastor Tinau, de 35 anos, frequentemente se depara com a ameaça de ataques de extremistas fulani como parte de seu trabalho missionário no estado de Katsina.

Ele pastoreia a Evangelical Church Winning All (ECWA) em Nkiendoro, a cerca de 96 quilômetros de Jos, e não permite que o medo da violência ou da morte o impeça de compartilhar o Evangelho com os Fulani.

Até o momento, Tinau conseguiu levar dois Fulani ao Cristianismo.

“Espero perseguição porque não sou mais deste mundo”, disse Tinau. “Eu me mantenho firme na minha fé em Cristo.”

Forte perseguição

O pastor Tinau também perdeu sua casa devido à perseguição frequente em Nkiendoro, onde houve sete ataques recentemente, incluindo a destruição de fazendas pertencentes a cristãos e a queima de igrejas e residências. Hoje, ele vive em um quarto queimado que está localizado entre os restos de sua casa.

A perseguição contínua também afeta a família de Tinau. Durante o ataque que destruiu sua casa, extremistas fulani confiscaram seu gado, roubando o sustento da família. As dificuldades financeiras do pastor e de sua esposa prejudicaram seus três filhos, com apenas um deles conseguindo frequentar a escola.

O pastor e sua esposa também estão lutando para continuar seus estudos. Ele está matriculado em um seminário em Jos, enquanto sua esposa finaliza seu curso no National Teachers Institute.

“Precisamos de apoio para continuar nossa educação e ministério”, disse o pastor Tinau.

Fé inabalável

Apesar de tudo o que ele e sua família sofreram e perderam, o pastor Tinau afirma que sua fé permanece inabalável.

“Eu nunca retornarei ao islamismo”, ele disse. “Cristo não se comprometeu; eu não me comprometerei.”

Enquanto os extremistas muçulmanos Fulani continuam a perseguir cristãos na Nigéria, o pastor Tinau pediu orações para que os cristãos Fulani permaneçam firmes em sua fé. Ele também solicitou que os muçulmanos Fulani ouçam o evangelho e encontrem coragem para aceitar Cristo, apesar dos desafios que enfrentam.

Além de orar pelos Fulani, o pastor Tinau se compromete a fazer sua parte para garantir que eles ouçam as boas novas do amor de Cristo. Ele continua trabalhando ativamente para compartilhar sua fé, mesmo diante dos desafios e perseguições.

“Continuarei pregando e trazendo mais almas para Cristo”, disse ele.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições