Ativista cristão é condenado a trabalhos forçados na Coreia

Ativista cristão é condenado a trabalhos forçados na Coreia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

No title Um cidadão norte-americano, Aijalon Mahli Gomes, foi condenado na Coreia do Norte a oito anos de trabalhos forçados por ter entrado ilegalmente no país. A notícia foi conhecida ontem através da agência oficial norte-coreana. Mahli Gomes tem 30 anos, é professor de Inglês na Coreia do Sul e foi detido a 25 de Janeiro.

Pouco se sabe sobre o incidente que o levou à prisão, exceto que o cidadão americano, ativista cristão, atravessou a fronteira norte-coreana através da China. Mahli Gomes participara recentemente, na Coreia do Sul, num protesto contra os abusos de direitos humanos no regime norte-coreano.

Em Março de 2009, duas jornalistas americanas, Laura Ling e Euna Lee, foram detidas em condições semelhantes pelas autoridades norte-coreanas, condenadas a 12 anos de trabalho forçado e mantidas sob detenção em Pyongyang, até se proceder a uma libertação mediática em que interveio o ex-presidente Bill Clinton.

Outro cristão evangélico, um coreano-americano, Robert Park, foi detido no dia de Natal, mas a sua libertação em fevereiro teve contornos diferentes. O preso foi libertado apenas depois de ter admitido o seu engano em relação à situação dos direitos humanos na Coreia do Norte. Há informações de que Park foi torturado.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições