Com a expansão da inteligência artificial (IA), alguns críticos têm se dividido entre argumentos contra e a favor da tecnologia.
Jeff Kinley, autor de “A Quick Reference Guide to the End Times” (“Um Guia de Referência Rápida para o Fim dos Tempos”), contou que o impacto da IA “ainda está para ser visto”.
Ele explicou que “uma das maiores preocupações é que ela substitua a inteligência humana”.
“Estamos nos movendo, como sociedade, no sentido de substituir a humanidade de todas as maneiras possíveis. Substituindo o trabalho humano, o pensamento humano, a escrita humana, tentando colocar a humanidade à margem da narrativa aqui”, disse ele.
E continuou: “Mas o que é tão assustador ou potencialmente assustador sobre a IA é que se fala dessa bioengenharia, desses nanorobôs sendo implantados na humanidade”.
De acordo com a Faithwire, o especialista escatológico explicou que a maior preocupação é que a humanidade possa se tornar “hackeável”, pois segundo ele, a IA será capaz de ler emoções.
Vigilância e uso indevido
O engano e a realidade de que, não importa o quão bem programada a IA possa ser, “não é inteligência humana”, foi uma das questões mais abordadas pelo autor.
Como também, os preconceitos radicais que se acentuam devido ao uso dessa tecnologia.
“Mas também apenas a ideia de divulgar uma narrativa falsa e alguém dizer: 'Ei, a IA deve saber mais do que eu, então vou confiar mais na IA do que nas pessoas que poderiam ser chamadas de teóricos da conspiração'”, disse o autor.
Jeff escreveu livros sobre o fim dos tempos, entre os mais de 30 de seus livros produzidos. Ele afirmou que não é estranho explorar como esses tipos de questões culturais podem ser efetivas durante o fim dos tempos descrito na Bíblia.
O autor foi cauteloso em debater sobre a profecia do fim, pois informou as dificuldades em saber como a tecnologia e certos cenários podem se desenrolar, mas compartilhou sua crença de que a Bíblia profetiza que o anticristo virá.
“Haverá um regime global e, obviamente, eles querem rastrear não apenas suas transações econômicas, mas também você”, disse ele.
“Portanto, pode haver alguns problemas de controle relacionados a isso”, acrescentou ele.
De acordo com a Faithwire, a cultura está caminhando para uma obsessão pela emoção, com isso, Jeff expressou sua aflição em relação a forma de pensar dos indivíduos, pois segundo ele, “as pessoas não estão sendo educadas para pensar logicamente hoje”.
Para ele, o avanço da IA pode intensificar essa crise, levando os indivíduos a continuarem se emocionando enquanto os sistemas fornecem uma espécie de lógica mecânica.
“Isso torna a população ignorante, a ponto de ser mais facilmente manipulada e enganada”, afirmou ele.
Jeff também analisou os eventos atuais e os muitos acontecimentos no mundo sociopolítico que poderiam corresponder às proclamações proféticas nas Escrituras.