Um carpinteiro que trabalhou na mesma empresa durante 67 anos foi o responsável por mudar a vida de 33 jovens, dando a eles a oportunidade de cursar o ensino superior.
Homem simples, Dale Schroeder cresceu pobre e não tinha esposa ou filhos. Sua vida se resumia ao trabalho.
Em entrevista à KCCI-TV, afiliada da CBS Des Moines, Steve Nielsen conta um pouco sobre a vida do amigo: "Ia trabalhar todos os dias. Trabalhava muito duro. Como muitos habitantes de Iowa".
Ao morrer em 2005, ninguém poderia imaginar o quão rico Schroeder realmente era. O máximo que ele tinha era “o jeans de igreja e o jeans de trabalho”.
Durante os anos dedicados ao trabalho na carpintaria, Schroeder conseguiu economizar uma fortuna. Por não ter descendentes vivos, antes de morrer ele procurou seu advogado com um plano para o seu dinheiro.
"Ele disse: 'Eu nunca tive a oportunidade de ir para a faculdade. Então, eu gostaria de ajudar as crianças a irem para a faculdade'", disse Nielsen. Schroeder não só tinha dinheiro suficiente para mandar alguns garotos para a faculdade, como também economizou o suficiente para mandar dezenas.
"Finalmente, fiquei curioso e disse: 'De quanto estamos falando, Dale?' E ele disse: 'Ah, pouco menos de US$ 3 milhões.' Quase caí da cadeira", lembrou Nielsen.
Estudos custeados
O amigo ficou chocado com sua fortuna secreta de Schroeder. Assim como os estranhos que receberam partes daquele valor.
Uma delas é Kira Conard. No ensino médio, ela tinha as notas para frequentar a faculdade, mas não o dinheiro para bancar o estudo. "Eu cresci em uma casa de pai solteiro e tinha três irmãs mais velhas, então pagar por nós quatro nunca foi uma opção", disse a jovem.
Kira conta que queria ser uma terapeuta, mas não via uma maneira viável de pagar a escola. "[Isso] quase me fez sentir impotente. Tipo, eu quero fazer isso. Eu tenho esse objetivo, mas não posso chegar lá apenas por causa da parte financeira."
Em meio a sua frustração, Kira recebeu um telefonema. "Comecei a chorar imediatamente", lembra a jovem. O homem do outro lado contou a ela sobre Schroeder.
Um rico legado
Schroeder deixou instruções específicas para seu dinheiro: enviar crianças de pequenas cidades de Iowa para a faculdade.
“Ele queria ajudar crianças que fossem como ele, que provavelmente teriam a oportunidade de ir para a faculdade se não fosse pelo seu dom”, explicou Nielsen.
Schroeder acabou pagando as mensalidades da faculdade de 33 estranhos. O grupo, que se autodenominou "filhos de Dale", se reuniu no início deste mês para homenagear o homem que mudou suas vidas. Eles agora são médicos, professores, terapeutas – e amigos.
Há apenas uma coisa que Schroeder pediu em troca. "Tudo o que pedimos é que você pague à vista", disse Nielsen. "Você não pode pagar de volta, porque Dale se foi, mas você pode se lembrar dele e pode imitá-lo."