Jovem é queimado por não negar sua fé em Jesus: ‘Não vou voltar atrás’

Salomon foi atacado por uma multidão enfurecida, que ateou fogo em seu corpo e tentou matá-lo, exigindo que ele abandonasse sua fé.

Fonte: Guiame, com informações do Voz dos MártiresAtualizado: quarta-feira, 13 de abril de 2022 às 17:20
Salomon Samaila
Salomon Samaila

Um ataque em dezembro de 2013 no estado de Taraba, na Nigéria, teve como alvo um jovem de 25 anos chamado Salomon Samaila.

O motivo da fúria contra o rapaz foi sua conversão ao cristianismo e não concordar em negar sua fé em Jesus.

Salomon foi incendiado e suas costas ficaram tomadas por feridas.

As cicatrizes e bolhas nas costas mostram que Salomon sofreu queimaduras graves, que ainda precisam de um enxerto de pele no lado inferior esquerdo.

“Cristo sofreu”, diz o rapaz. “A salvação que tenho em Cristo não foi de graça, Ele pagou um preço para me salvar. Então, eu também sinto que estou preparado para sofrer perseguição pela salvação que tenho em Cristo. Não vou voltar atrás.”

Atacado por vizinhos

O ataque à vila de Salomon não foi realizado por insurgentes do Boko Haram nem por ordenhadores Fulani muçulmanos, que também costumam atacar aldeias cristãs. A violência foi praticada pelos próprios vizinhos muçulmanos de Salomon, alguns dos quais ele conheceu.

Salomon contou que quando ouviu tiros, ele e seu pai tentaram fugir da aldeia, mas foram cercados por uma multidão enfurecida.

“Vocês são cristãos. Aonde estão indo? Este é o fim da estrada. Vocês têm apenas uma opção a seguir: Seguir o Islã”, gritaram os vizinhos.

Em seguida, um homem da multidão matou o pai de Salomon cortando seu peito, pescoço e ambos os braços com um facão.

“Então eles me disseram: ‘Nós não vamos cortá-lo se [você se tornar muçulmano]’”, lembra Salomon, que respondeu: “Eu respondi, ‘Não vou negar a Cristo’.”

Salomon diz que perdoa seus vizinhos pelo ataque. (Foto: Reprodução / Voz dos Mártires)

Em seguida, os vizinhos encharcaram Salomon com gasolina antes de lhe darem mais uma oportunidade de negar a Cristo e aceitar o Islã. “Eu não vou negar”, respondeu o jovem cristão.

Salomon caiu no chão após um golpe de facão na parte de trás da cabeça. Um rebelde subiu numa mota e foi para cima das suas costas e deitou a motocicleta sobre ele. O motor da motocicleta, que ainda estava a funcionando acendeu fogo na camisa encharcada de gasolina, enquanto o peso da mota prendia o seu rosto no chão.

‘Vou defender minha fé’

“A posição de Cristo na minha vida é tão importante para mim que em qualquer extremo vou defender a minha fé”, declarou.

Solomon não sabe quanto tempo ficou inconsciente, mas disse que recuperou a consciência enquanto o fogo chamuscava as suas costas.

“Eu empurrei a moto para trás de mim e deitei-me numa vala”, recorda-se.

Cerca de 30 minutos depois, Salomon ouviu as vozes dos policiais.

“Eu levantei minha mão de onde estava deitado e acenei para os policiais”, disse Salomon. “Depois que eles jogaram água para apagar o fogo, me levaram ao hospital.”

Relacionamento mais forte com Deus

Apesar de Salomon ter perdido o seu pai e ter sofrido ferimentos físicos horríveis, ele diz que de forma alguma negaria Jesus.

“A posição de Cristo na minha vida é tão importante para mim que em qualquer extremo vou defender a minha fé”, disse ele.

Salomon vê o ataque à sua fé como um presente, porque o trouxe para mais perto de Deus. Ele diz que agora vê Deus trabalhar ainda mais em sua vida.

“A perseguição fortaleceu o meu relacionamento com Deus, pois sei que depois do que me aconteceu é um milagre eu estar vivo”, disse ele. “Sei que a minha vida está nas mãos de Deus, por isso fortaleceu o meu relacionamento com Ele.”

O jovem diz que apesar do que passou não tem raiva contra aqueles que tentaram matá-lo e que assassinaram o seu pai.

“Eu os perdoei. Se tivesse a oportunidade de encontrá-los agora, eu diria a mesma coisa que Jesus disse na cruz, ‘Senhor, perdoa-lhes’”, afirma.

Carpinteiro, Salomon está com algumas dificuldades para usar as ferramentas e executar o seu trabalho. As queimaduras nas suas costas têm causado a perda de alguma mobilidade nos seus braços.

“Eu desejo que outros cristãos orem fervorosamente a Deus para a recuperação da minha força, para que eu seja capaz de trabalhar com as minhas mãos e cuidar de mim e da minha família”, pediu.

Casamento

O ataque a Salomon aconteceu no mês que ele iria se casar.

“Infelizmente, por causa do que me aconteceu fisicamente, a pessoa que estava comprometida comigo deixou-me, ela olha para mim como alguém que não tem um futuro”, disse ele.

“Gostaria que vocês orassem para que eu recupere as minhas forças novamente e que Deus possa trazer para a minha vida uma outra pessoa. Eu entendo que ela me deixou porque, talvez, não fosse a vontade de Deus para mim. Se fosse, ela teria esperado”, acredita o jovem.

Salomon está recebendo ajuda de cristãos para seus cuidados médicos através da Voz dos Mártires.

“Eu não sei como posso retribuir o amor de Cristo que foi dado a mim”, disse ele. “Isso é o que sinto”. Eu não tenho palavras e não sei como expressar os meus sentimentos.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições