Mais de 9.300 jovens se reuniram no sábado (25) no The Send — um número considerado expressivo e até mesmo “histórico” na Noruega, um dos países menos religiosos da Europa.
“Senhor, nos dê o grande privilégio de Te seguir pelas nações da Terra. Levante um movimento de missionários na Noruega, carregando o Seu amor pelas nações”, orou Andy Byrd, um dos líderes da JOCUM Kona e do The Send. Na edição de 2022, o Guiame esteve presente e acompanhou o impacto do evento no país.
Em 2016, em um estudo feito pelo Norwegian Monitor, noruegueses foram questionados se acreditam em Deus — e pelo menos 39% responderam “não” e 27% disseram que não sabem.
O número de noruegueses que não acreditam em Deus foi ainda maior em 2018, quando 52,9% dos entrevistados pelo Estudo de Valores Europeus se declararam ateus.
Enquanto isso, apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um lugar importante em sua vida, de acordo com uma pesquisa Gallup, tornando a Noruega um dos países mais seculares do mundo — atrás apenas da Estônia, Suécia e Dinamarca.
Andy Byrd, um dos principais líderes do The Send. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)
Apenas cerca de 3% dos noruegueses frequentam cultos religiosos mais de uma vez por mês, sendo os idosos o público que mais engaja com a sua fé.
O cenário foi completamente diferente no último sábado na Arena Telenor, onde 9.377 passaram 12 horas unidas em adoração, intercessão e ministrações da Palavra de Deus. Entre o público, a grande maioria era de jovens entre 20 e 30 anos.
“Eu realmente creio que há uma fome por avivamento neste lugar”, disse o pastor Téo Hayashi, líder do Dunamis Movement. “Sei que o seu coração está em chamas por Jesus hoje, mas o desejo do Senhor é que essas chamas continuem se espalhando”.
Téo Hayashi, do Dunamis Movement, no The Send Noruega. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)
Conferências com um grande público cristão são raras na Noruega. O último ajuntamento expressivo no país, por exemplo, foi em 1978, quando o evangelista Billy Graham pregou para milhares de noruegueses em um estádio em Oslo.
Em 2017, seu filho, o evangelista Franklin Graham, pregou para 3.200 pessoas reunidas na arena Oslo Spektrum, em Oslo.
Despertar de Deus na Europa
Na semana anterior ao The Send na Noruega, jovens de diversas partes da Europa estavam sendo ativados para o evangelismo nas ruas de Oslo.
Através do “Hope For Oslo”, promovido pela Steiger International em parceria com igrejas locais, jovens cristãos estiveram em adoração 24/7 e ações de evangelismo em diversos pontos da capital da Noruega. Centenas de pessoas ouviram o Evangelho através desse movimento.
Steiger International mobilizou evangelistas em Oslo. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)
“Tenho visto acontecer algo na Europa que é histórico”, disse Ben Fitzgerald, líder do movimento Awakening Europe, em ministração no The Send. “O Senhor está movendo pessoas como eu e você em direção àqueles que não estão na igreja e que ainda não conhecem o Evangelho”.
Fitzgerald falou ainda sobre a necessidade de ativar o chamado dos jovens cristãos noruegueses. “Na Noruega, temos um trabalho a fazer e eu oro para que o Espírito de Deus dê a você um coração e amor pelo perdido”.
E explicou: “Na Noruega foi feito um estudo que mostra que 91,7% dos estudantes, até mesmo aqueles que acreditam em Deus, não falam sobre Deus.”
Ben Fitzgerald, líder do Awakening Europe, no The Send. (Foto: The Send/YouTube)
O líder cristão observou que nos últimos 60 anos, as igrejas europeias têm sofrido com um declínio de membros. “Na Europa, nos últimos anos um despertar veio acontecendo mas acabamos nos esfriando”, comentou. “E tudo está conectado a uma coisa simples: o coração das pessoas têm ficado indiferente ao mundo [perdido]”.
Por fim, Fitzgerald profetizou uma mudança: “Eu creio que o Espírito de Deus está dizendo nesta hora: Os noruegueses vão se tornar missionários para a Noruega. Você não está esperando alguém de fora, essa é nossa hora de agir”.
Menina levanta calçado, simbolizando seu compromisso com a Grande Comissão. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Correa)