Uma congregação de Minnesota aprovou o desenvolvimento de uma pequena comunidade doméstica na propriedade de sua igreja para abrigar moradores de rua, sendo boa parte deles, veteranos de guerra que ficaram sem moradia.
A Igreja Luterana da Fé, de Forest Lake votou recentemente para aprovar o projeto, com a esperança de que a pequena comunidade, conhecida como "Assentamento Sagrado", seja concluída em 2021.
O Pastor Sênior da Igreja Luterana da Fé John Klawiter disse ao ‘The Christian Post’ que o conceito do Assentamento Sagrado "corresponde aos valores de nossa congregação de várias maneiras".
“Temos muitos membros que serviram ou estão ativamente nas forças armadas. Temos um comitê de veteranos recém-criado que caminha ao lado de qualquer um dos veteranos que vivem no assentamento sagrado ”, disse Klawiter.
"A igreja Luterana da Fé também tem uma longa história de ajudar a apoiar o ministério para os sem-teto, que inclui o estabelecimento de um abrigo familiar em Hugo, nas proximidades."
Uma equipe de desenvolvimento da igreja estará trabalhando ao lado de um arquiteto para determinar o local apropriado na propriedade da igreja para a comunidade, acrescentou Klawiter.
O interior de um pequeno protótipo de casa para uma comunidade planejada para veteranos de rua na propriedade da Faith Lutheran Church de Forest Lake, Minnesota. | Cortesia Faith Lutheran Church
"Esta comunidade será bem projetada e intencional em como as casas são configuradas para serem esteticamente agradáveis e proporcionar um senso de pertencimento dentro da nossa comunidade", continuou ele.
"Um assentamento sagrado não pretende ser uma habitação de transição, mas uma comunidade permanente que traz a comunidade e o pertencimento aos residentes em um lugar digno e de apoio para chamar de lar".
Para atingir seu objetivo, a Igreja Luterana da Fé está trabalhando com uma organização sem fins lucrativos chamada Settled, que trabalha com igrejas para criar pequenas comunidades para os sem-teto.
De acordo com o site, a Settled trabalha com um modelo de “comunidade em primeiro lugar” para lidar com os sem-teto, acreditando que simplesmente construir uma casa para alguém sem-teto não é suficiente.
“[A abordagem da habitação primeiro] fica aquém porque o problema da falta de moradia não é apenas a falta de moradia em si e ajuda profissional, mas também a falta de integração em uma comunidade solidária”, afirmaram.
Klawiter disse ao Christian Post que espera que congregações nos Estados Unidos “também ouçam o chamado para apoiar as comunidades de rua e ajam no sentido de amar o próximo como a si mesmos”.
"Fui abençoado ao ver minha congregação responder a esse chamado para servir mais profundamente no relacionamento e crescer em compaixão", acrescentou Klawiter.
"É um salto de fé entrar neste ministério, mas sabemos que a presença contínua de Deus está no centro desta oportunidade para aliviar as preocupações crescentes daqueles que experimentam um estado crônico de sem-teto".