Temitope Balogun Joshua, conhecido como TB Joshua, morreu aos 57 anos no sábado (5), horas após pregar em sua igreja sediada em Lagos, na Nigéria.
Considerado um dos pastores mais influentes da África, TB Joshua foi fundador da Igreja Sinagoga de Todas as Nações (SCOAN, na sigla em inglês). Ele faleceu uma semana antes de completar 58 anos de idade.
Conforme o anúncio da igreja no domingo (6), TB Joshua pregou no sábado em culto transmitido pelo canal Emmanuel TV. Na ocasião, o pastor chegou a dizer que “há tempo para todas as coisas; tempo de vir e tempo de voltar para casa após o culto”.
Explicando a fala do pastor, a igreja mencionou o texto bíblico de Amós 3:7, que diz: “Certamente o Senhor Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas”.
“Deus levou Seu servo, o profeta TB Joshua, para casa — como deveria ser por vontade divina. Seus últimos momentos na terra foram na obra de Deus. Foi para isso que ele nasceu, viveu e morreu”, disse a igreja em nota.
A causa da morte do pastor nigeriano não foi informada.
Vida e ministério
TB Joshua era amplamente conhecido na África e na América Latina e tinha uma grande presença nas redes sociais, com pelo menos 3,5 milhões de fãs no Facebook e 1,8 milhão de inscritos da Emmanuel TV no YouTube.
Era o ministério cristão mais visto do mundo na plataforma, antes de ser suspenso em abril de 2021. Ele foi considerado pelos meios de comunicação como a “Oprah do Evangelismo” e “o pastor mais popular do YouTube”.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a igreja fundada por Joshua atrai mais participantes semanais do que os visitantes do Palácio de Buckingham e da Torre de Londres.
A SCOAN foi descrita como “a maior atração turística da Nigéria” e “o destino mais visitado por turistas religiosos na África Ocidental”, atraindo milhares de estrangeiros nos cultos semanais.
Números divulgados pelo Serviço de Imigração da Nigéria indicaram que 6 em cada 10 turistas da Nigéria têm como destino a SCOAN.
Muitos presidentes africanos, altos funcionários do governo, jogadores de futebol, músicos e outras personalidades já estiveram na igreja. Seu ministério foi marcado por milagres, sinais, curas e libertação.
A Forbes estimou que Joshua gastou US$ 20 milhões em programas de educação, saúde e reabilitação para ex-militantes do Delta do Níger. Há também um programa de reabilitação para ladrões arrependidos e profissionais do sexo que foram à igreja para libertação.
Em reconhecimento por suas atividades humanitárias, ele foi premiado com uma Honra Nacional pelo governo nigeriano em 2008, além de uma carta de agradecimento da ONU. Ele foi homenageado como um embaixador da paz pelo Fórum Arewa Youth, uma organização predominantemente muçulmana, e foi reconhecido com o 'prêmio de excelência' pela ZAKA, o principal serviço voluntário de resgate e recuperação de Israel.
TB Joshua deixa sua esposa, Evelyn Joshua, e três filhos.