TB Joshua tem canal bloqueado pelo YouTube por orar pela libertação de gays

O pastor nigeriano teve sua conta suspensa pelo YouTube por acusações de discurso de ódio.

Fonte: Guiame, com informações da BBC NewsAtualizado: segunda-feira, 19 de abril de 2021 às 14:18
YouTube suspende perfil de TB Joshua por acusá-lo de discurso de ódio. (Foto: AFP/BBC)
YouTube suspende perfil de TB Joshua por acusá-lo de discurso de ódio. (Foto: AFP/BBC)

O pastor nigeriano TB Joshua teve sua conta suspensa pelo YouTube por acusações de “discurso de ódio”, após uma queixa apresentada por uma entidade de direitos humanos por vídeos em que ele aparece orando pela libertação de gays.

TB Joshua, considerado um dos pastores mais influentes da África, tinha 1,8 milhão de inscritos no canal Emmanuel TV no YouTube antes de ser bloqueado. O Facebook também removeu pelo menos um dos posts em que ele ora por uma mulher que era homossexual. 

O pastor recorreu da decisão do YouTube. “Nossa missão é compartilhar o amor de Deus com todos — independentemente de raça ou religião — e nos opomos veementemente a todas as formas de discurso de ódio”, disse ele no Twitter. “Temos um relacionamento longo e frutífero com o YouTube e acreditamos que essa decisão foi tomada às pressas.”

A queixa foi apresentada pela entidade britânica OpenDemocracy, com base na análise de sete vídeos publicados no YouTube entre 2016 e 2020, que mostram TB Joshua orando por homossexuais.

Um porta-voz do YouTube disse ao OpenDemocracy que o canal foi fechado porque sua política “proíbe conteúdo que alega que alguém está mentalmente doente, enfermo ou inferior por causa de sua participação em um grupo protegido, incluindo orientação sexual”.

Um dos vídeos foi publicado em 2018 e somava mais de 1,5 milhão. Mostrava o testemunho de uma mulher chamada Okoye, disse que havia um espírito maligno destruindo sua vida, mas que foi curada através das orações de TB Joshua.

Durante um momento de oração, o pastor nigeriano diz a ela: “Há um espírito perturbando você. Ela se transplantou para você. É o espírito da mulher”, relata o OpenDemocracy em sua queixa.

A mulher declara que deixou de ter “afeição” pelas mulheres e “agora tenho afeição pelos homens”.


Mary Okoye (centro) assiste enquanto TB Joshua ora por sua parceira. (Foto: YouTube)

TB Joshua, acrônimo de Temitope Balogun Joshua, fundou a Igreja Sinagoga de Todas as Nações (SCOAN, na sigla em inglês) na década de 1990 na cidade de Lagos. A Emmanuel TV exibe diversos testemunhos de milagres não só na internet, mas em uma rede de TV transmitida na Nigéria.

A SCOAN tornou-se o destino de milhões de nigerianos e pessoas de outras nações, chegando a ser descrita como “o destino mais visitado por turistas religiosos na África Ocidental”.

O Serviço de Imigração da Nigéria indica que seis em cada dez viajantes estrangeiros que chegam à Nigéria têm como destino a SCOAN.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a igreja atrai semanalmente mais pessoas do que o total de visitantes do Palácio de Buckingham e da Torre de Londres.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições