Aécio Neves compara desempenho a 'onda'

Fonte: Globo.comAtualizado: terça-feira, 26 de agosto de 2014 às 13:18

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, comparou a política e as eleições ao mar, quando questionado em entrevista a uma rádio do Rio de Janeiro sobre o desempenho de Marina Silva (PSB) na disputa eleitoral. Na resposta, Aécio disse que "ondas vêm".

O candidato falou para a rádio da Saara, maior centro de comércio de rua do Rio. Na última pesquisa do instituto Datafolha, divulgada há uma semana, Marina tem 21% das intenções de voto e Aécio tem 20%. A presidente Dilma Rousseff aparece com 36%*.

Aécio disse ainda que o acidente de Eduardo Campos alterou o cenário eleitoral, "pelo menos" de forma momentânea.
"É claro que houve uma reviravolta no quadro eleitoral, pelo menos circunstancialmente. Infelizmente, todos nós estamos abalados com a morte trágica de Eduardo. Isso trouxe uma modificação pelo menos momentânea no quadro eleitoral. Política e eleições funcionam muitas vezes como este mar maravilhoso. As ondas vêm", disse o candidato.
Para exemplificar seu raciocínio sobre as ondas na política, Aécio citou o fato de que, segundo ele, no início do ano os aliados do governo davam como certa a eleição de Dilma ainda no primeiro turno.
"Lembro que no início do ano ninguém do governo achava que ia ter segundo turno. A eleição estava ganha para a presidente. Depois surgiu o fenômeno com a candidatura nova de Eduardo, que seria avassaladora, o que acabou não acontecendo. Veio o episódio Marina agora", concluiu.

Propagandas do PT
O candidato ainda ironizou as propagandas do PT no horário eleitoral. Segundo ele, as peças não mostram o "Brasil real".
Aécio disse que, em viagem ao Nordeste, ouviu dos nordestinos que o "sonho de consumo" deles é morar em uma propaganda do PT, já que mostram um Brasil sem problemas, na opinião do candidato tucano.

"Eu estou chegando do Nordeste. O que mais ouvi lá é que o sonho de consumo do nordestino e, digo eu, de todos os brasileiros, não é só saúde, educação, emprego, o que os nordestinos me diziam que querem é morar na propaganda do PT. Porque na propaganda do PT a saúde é extraordinária, não tem fila nos hospitais, ninguém morre nas macas. Na educação está todo mundo uniformizado e feliz, está todo mundo empregado. As obras são lindas. Infelizmente, esse não é o Brasil real", disse o candidato.

Reforma tributária
O candidato caminhou pelas ruas da Saara e cumprimentou lojistas antes da entrevista. Segundo Aécio, uma de suas propostas para incentivar a retomada do crescimento da economia nacional é uma reforma tributária que beneficie o micro e o médio empreendedor.

"A origem do Simples e do Super Simples está no governo do PSDB e nós queremos cada vez mais diminuir a burocracia. Uma das primeiras propostas que encaminharei ao Congresso Nacional é a simplificação do nosso sistema tributário para dar mais competitividade ao pequeno e médio empresário, que hoje são os que mais empregam", garantiu Aécio.

* A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O instituto ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições