Forte e fraco, fraco e forte

Confira o artigo escrito por Carol Menezes, do site Não Morda a Maçã.

Fonte: Guiame, com informações do Não Morda a MaçãAtualizado: quinta-feira, 24 de janeiro de 2019 às 18:42
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Por Carol Menezes, do Não Morda a Maçã

Estava eu assistindo um filme quando um dos personagens disse: “Você pode ser fraco e forte ao mesmo tempo. Você sabe né?!”

Isso ficou ecoando na minha mente e me fez lembrar do versículo abaixo:

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9,10

Eu acredito que já falei disso aqui, mas antes eu entendia esse versículo de forma totalmente distorcida. Eu acreditava que Deus precisava nos humilhar pra Ele ganhar mais poder. Estilo aqueles personagens de desenho que se “alimentam” do poder (ou da perda de poder) do outro. [É viagem, eu sei]

Mas eu não tinha essa mentalidade quando era criança. Eu tinha isso em meu coração, inconscientemente, até pouco tempo. Eu jamais identificaria isso sozinha. Graças ao Espírito Santo, que é paciente e mostra a verdade do nosso íntimo quando verdadeiramente prestamos atenção à sua voz, eu descobri que isso habitava aqui. Racionalmente é ridículo, mas emocionalmente eu havia guardado a informação de que Deus precisava me humilhar pra ser O cara. Você pode estar me achando louca ou sem noção neste momento, mas essa mentira foi implantada no coração do homem lá no Éden. A Serpente jogou um papinho parecido nos ouvidos de Eva. Ela disse: não vai acontecer nenhum mal a vocês. Deus não quer que vocês comam da árvore porque no dia em que comerem serão como Ele. (Nas entrelinhas: serão tão fortes quanto Ele. Hoje Ele precisa que vocês sejam fracos para poder controlá-los).

Quando o Senhor me mostrou essa mentira enraizada em meu coração, eu pedi perdão e pedi que Ele me mostrasse o entendimento correto disso. Ele então me fez perceber que em virtude do pecado eu já nasci com “buracos” em minha vida que só podem ser preenchidos pela graça Dele. Então pela primeira vez entendi que Paulo poderia se gloriar nos perrengues porque através deles, as fraquezas dele (buracos) eram identificadas, e o Senhor poderia ser manifesto.

Quando fiquei pensando sobre a frase do filme, lembrei desse ensinamento e o Senhor me levou além. Ele disse:

Caro, o problema é que vocês normalmente só percebem a fraqueza de vocês quando “já deu ruim”. Vocês só percebem a fraqueza quando já tentaram lidar com a situação e fracassaram. Quando estavam diante da tentação, julgavam-se fortes e quando diante das consequências entendem que são fracos. Todavia, se vocês pedirem a minha ajuda para perceber as fraquezas diante da tentação, poderão ser forte nas consequências.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Não é por acaso que a sujeição a Deus vem antes da resistência ao diabo. Sujeitos a Deus percebemos nossas fraquezas.

Não é por acaso que Ele nos ensina a pedir que Ele não nos deixe cair em tentação.  Ele sabe é que nesses momentos nossa fraquezas serão expostas e o único remédio para isso é o poder dEle.

E o que isso tem a ver com ser fraco e forte ao mesmo tempo?

É preciso força, coragem, ousadia e fé para admitir que precisa de ajuda.

Hoje posso dizer que o que antes representava humilhação, passou a ser minha oração diária. Peço: “Senhor, me ajuda a identificar meus pontos vulneráveis. Quero tratar cada um deles com a atenção devida”.

E posso dizer que essa oração funciona! ahahha Dia desses, diante de uma dessas aulas do Espírito Santo sobre mim para mim mesma, identifiquei um desses “buracos” que era maior do que eu podia prever. A dor promovida pelo choque de realidade foi bizarra. Eu cheguei a sentir dor física. Chorei a vida, mas meu coração tinha uma paz tão grande que eu não sei explicar. Respirei fundo e disse: Senhor, está doendo descobrir tudo isso, mas eu não vou voltar atrás. Não agora. Eu não sei lidar com isso, mas você sabe e porque você sabe, eu estou aqui. Não me deixa retroceder. Não me deixa desistir. Me da ousadia e força para lidar com tudo isso.

Eu não sei quais áreas você já sabe que precisa cuidar, mas esteja certo de que ainda existem muitas outras a descobrir. Convide o Senhor pra identificar cada uma delas. Ele sabe como lidar. Ele tem a resposta.

Seja forte e exponha sua fraqueza!

*O texto foi retirado do site Não Morda a Maçã

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições