A Escola Dominical é um departamento que ajuda significativamente a liderança da igreja local no ensinamento doutrinário, em classes como: novos convertidos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Escola Dominical oferece um trabalho pedagógico para o crescimento bíblico e espiritual dos seus alunos. Há quem afirme que o primeiro “seminário teológico” do obreiro é a Escola Dominical. Ela foi criada em 1780 pelo anglicano arminiano leigo e jornalista Robert Raikes. Mas a sua expansão na Inglaterra e nos Estados Unidos, segundo Silas Daniel, “se deve aos metodistas, capitaneados por seu líder John Wesley” (DANIEL, 2017, p. 293). O jornalista assembleiano acrescenta: “se Raikes teve a excelente ideia, os metodistas a melhoraram e popularizaram pelo mundo” (DANIEL, 2017, p. 293).
O seu trabalho de origem, era um trabalho de evangelismo voltado para as crianças. Mas durante o seu desdobramento, as outras idades foram inseridas. John Wesley foi fundamental para o trabalho da Escola Dominical. “Wesley promoveu até o final da vida, e seus seguidores após ele” (DANIEL, 2017, p. 293).
Infelizmente, há igrejas ignorando a importância da Escola Dominical. Estabelecendo “cultos” que não priorizam os ensinos bíblicos. Dizem que oferecem um ensino bíblico, mas na verdade são ensinamentos antropocêntricos que só valorizam o “bem-estar” dos seus ouvintes. Porém, conhecimento bíblico para o crescimento espiritual, não possuem. O resultado já estamos vivendo: evangélicos fracos espiritualmente e imaturos.
O ensinamento bíblico é de suma importância. A Escola Dominical exerce essa função de oferecer ensinamentos bíblicos para o crescimento da igreja local. John Wesley, fundador do Metodismo, deu essa importância à Escola Dominical. Que essa lição, sirva para nós como exemplo!
Referência bibliográfica:
DANIEL, Silas. Arminianismo – A Mecânica da Salvação. Rio de Janeiro. CPAD. 2017.
Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
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