Como você se sentiria? Essa é uma pergunta feita por um amplo grupo de inquisidores, desde professores de jardim de infância repreendendo seus alunos imaturos, até professores de filosofia dando palestras a discípulos sobre os mundos da teoria. Sua validade dá o tom de questões que variam da regra de ouro às advertências à mesa do jantar. E, à primeira vista, parece que a Torah usa a máxima para mitigar uma deficiência em nossa própria natureza humana.
“Não insulte nem oprima um ger (recém-chegado) porque você era estrangeiro na terra do Egito” (Êx 22:20). De acordo com a maioria dos comentaristas, o versículo se refere ao ger – um convertido ao judaísmo. Outros comentam, no entanto, que também se aplica a qualquer recém-chegado, seja a um bairro, uma sinagoga ou uma escola. Rashi explica que a Torah adverte a nação judaica de ser arrogante em relação a qualquer um que se junte ao nosso povo. “Afinal de contas”, explica Rashi, “o estranho pode facilmente nos lembrar de nossa experiência desde então esquecida no Egito, onde também éramos estranhos”.
No entanto, algo me incomoda. O conjunto de valores da Torah é puro e não atenuado pela parcialidade pessoal. Então vamos perguntar. Será que realmente importa que já fomos estranhos? Não é inerentemente errado insultar um recém-chegado? A Torah não deveria apenas dizer: “Não insulte um recém-chegado? É moralmente errado!” Por que não há sequer uma menção à nossa experiência egípcia? Se tivéssemos ido diretamente da casa de Ia´aqov para uma vida estável na terra de Israel, teríamos permissão para insultar os recém-chegados? Claro que não! Nossos anos de servidão não devem influenciar a moralidade de insultar os outros! Então, por que a Torah considera nossa má experiência um fator?
O Dr. Norman Blumenthal publicou extensivamente sobre a experiência única dos filhos dos sobreviventes do Holocausto. Sem revelar detalhes reais, ele relatou um caso clínico de um jovem cujo pai havia escapado de um campo de concentração nazista aos 16 anos. O fugitivo não se escondeu na floresta ou em um celeiro, mas se juntou a um grupo de partidários gentios. Durante a guerra, ele viveu com eles, comeu com eles e matou nazistas com eles. Ainda assim, o jovem corajoso nunca desistiu de suas convicções e sentimentos do judaísmo.
Naquele dia, seu pai, então um executivo de muito sucesso que era muito ativo na comunidade judaica americana, virou-se para ele e disse. “Filho, agora a vida fácil acabou. Assim como eu, agora você deve aprender o que é preciso para sobreviver entre os gentios!” Ele enviou o jovem para uma universidade no sul dos Estados Unidos, onde os judeus eram tão raros quanto a neve. Em poucos meses, o jovem, impiedosamente provocado em um ambiente estrangeiro, sofreu um colapso nervoso. Levou anos de terapia para desfazer a bagunça.
Talvez possamos entender o versículo sob uma nova luz homilética. Os sábios declaram que nossa experiência no Egito foi muito necessária, embora desconfortável, para dizer o mínimo. Sob a pressão da aflição, fortalecemos nossa fé. Sob a pressão do ridículo, cimentamos nossa resolução. Sob a pressão da coação, construímos famílias e sustentamos nossa identidade. E talvez tenha sido essa experiência que estabeleceu a capacidade de suportar sofrimentos de longo alcance, testes de fé que só foram superados pelos testes do tempo.
E agora entra o convertido John Doe, que vem de um escritório corporativo na Virgínia Ocidental e tomou uma decisão consciente e confortável de se juntar às fileiras dos homens de Moshe. Nossa primeira reação pode ser apenas fazer com que ele suporte o teste do judeu. Como bootcamp em Fort Bragg, ou bestas em West Point, podemos ter o desejo até mesmo uma compulsão para colocar o Sr. Doe através dos rigores de nossa opressão. Afinal, é desse material que somos feitos. Podemos querer insultar e provocar porque “fomos escravos em uma terra estrangeira”. A Torah nos diz para não fazer isso. “Não insulte ou oprima um ger (recém-chegado) porque você era estrangeiro em uma terra do Egito.” Não imponha suas experiências difíceis na vida a outros que são recém-chegados à sua situação atual. É fácil dizer que “esses homens são feitos de material mais duro” e proceder a arenga daqueles que se juntam a nós. Isso não deveria ser.
A vida tem um personal trainer para cada indivíduo, e cada alma tem um programa específico traçado pelo Todo-Poderoso. Judeus desde o nascimento podem ter sofrido no Egito, enquanto os convertidos têm outros problemas para lidar. A experiência particular de alguém pode não ser forragem para a próxima pessoa. Não use seus encontros como padrão para o mundo inteiro. Não se pode ver o mundo pelo espelho retrovisor de sua experiência pessoal.
Tradução: Mário Moreno.
Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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