Um novo ano começou e junto com ele muitas expectativas, ao menos para a maioria das pessoas. Esse é o momento em que fazemos planos, traçamos metas e prometemos para nós mesmos que faremos diferente. Mas, sejamos sinceros: quantas vezes isso já funcionou com você?
A verdade é que tendemos a repetir os mesmos erros do ano anterior, porque já nos acostumamos a viver nas condições atuais, por mais que os nossos objetivos sejam renovados. Então, o que fazer para mudar essa realidade? Não há fórmula universal, mas aqui estão três dicas que podem lhe ajudar.
1. Deixe tudo visível
A velha tática de escrever, fazer listas, estabelecendo prioridades em uma agenda ou caderno, funciona. O problema é que muitos, depois que fazem isso, deixam o material longe dos olhos, guardado em um lugar onde facilmente é esquecido.
A dica é: faça a sua lista de prioridades, mas deixa-a em um local onde você possa se deparar com ela diariamente! Esse lugar pode ser a porta da sua geladeira, do quarto ou do banheiro; a cabeceira da cama, gaveta de roupas ou na parede. O importante é que as metas estejam visíveis.
2. Identifique e elimine as distrações
Uma vez traçados os seus objetivos de ano novo, não adianta tê-los em mãos se você continuar fazendo as mesmas coisas de antes. Na maioria das vezes, o que impede as nossas mudanças são as pequenas distrações.
Sim, não são as grandes coisas, mas as pequenas que nos distraem, como o simples fato de passar horas nas redes sociais, ou tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem ter foco em uma ou outra. O resultado é que acabamos prolongando o tempo de atividade, diminuindo a nossa efetividade na conclusão das tarefas.
A dica é: antes de tudo, identifique quais são as suas distrações! Se você tem amigos que te distraem, por exemplo, seja transparente e deixe claro quais são os horários da sua disponibilidade.
Quanto à internet, ponha o celular no silencioso e crie padrões de notificação específicos conforme o seu grau de importância, a fim de que você possa olhar o aparelho, ou atender ligações, apenas quando tiver certeza do que se trata. Se possível, simplesmente desligue!
3. Recomece e recomece
Muitas pessoas não conseguem implementar mudanças no ano novo porque se frustram quando as suas expectativas não correspondem ao que esperam logo no início. Ou seja, quando percebem que falharam diante das próprias cobranças, o que termina gerando um desânimo e consequentemente a estagnação.
A dica é: tenha em mente que a persistência é o que te levará à criação de novos hábitos! Para isso, é necessário recomeçar sempre que preciso, até que os novos padrões sejam absorvidos com naturalidade. O começo pode não ser fácil, mas se você insistir, verá que os resultados virão.
Marisa Lobo é psicóloga, especialista em Direitos Humanos, presidente do movimento Pró-Mulher e autora dos livros "Por que as pessoas Mentem?", "A Ideologia de Gênero na Educação" e "Famílias em Perigo".
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Veja 5 motivos para apoiar o modelo de escola cívico-militar no Brasil