Soldados de Israel restauram túmulo de José citando “promessas a Abraão”

A Tumba de José, em Nablus, tem sido um local de tensão e violência por mais de duas décadas.

Fonte: Guiame, com informações do JPostAtualizado: quinta-feira, 14 de abril de 2022 às 11:53
Manifestantes palestinos vandalizaram o túmulo de José em Nablus, na Cisjordânia, em 10 de abril de 2022. (Foto: Conselho Regional de Samaria)
Manifestantes palestinos vandalizaram o túmulo de José em Nablus, na Cisjordânia, em 10 de abril de 2022. (Foto: Conselho Regional de Samaria)

O Túmulo de José foi reparado rapidamente após ser vandalizado por palestinos. Localizado em Nablus o monumento de um dos principais patriarcas de Israel sofreu dois ataques, sendo incendiado e vandalizado na noite de sábado (09) e na manhã de segunda-feira (11).

Na manhã de quarta-feira (13), em um esforço conjunto, o Conselho Regional de Samaria e a Brigada Regional de Samaria fizeram reparos no local. A equipe de construção chegou cedo ao túmulo para a operação de restauração, realizada durante todo o dia.

De acordo com o Jerusalém Post, é o primeiro evento desse tipo no Túmulo de José desde 2000, quando o controle sobre o local foi devolvido à Autoridade Palestina por ordem do então primeiro-ministro Ehud Barak.   

A Tumba de José tem sido um local de tensão e violência por mais de duas décadas. Neste recente ataque, os manifestantes danificaram não apenas a própria lápide, mas também um lustre pendurado acima dela, um tanque de água e um armário de eletricidade.

Durante os ataques, um palestino foi morto e outros 17 ficaram feridos em um tiroteio com tropas da IDF. As forças israelenses também efetuaram prisões enquanto supervisionavam o trabalho de restauração, segundo informou o Ministério da Saúde da Autoridade Palestina.

Yossi Dagan, chefe do Conselho Regional de Samaria, liderou a restauração do local junto com o gerente da Diretoria de Kever Yosef, Netanil Snir, e a construtora Har Kabir.

‘Promessas a Abraão’

Para Dagan a restauração foi um dia histórico. "Pouco antes do Dia da Independência, [estamos] restaurando a honra nacional do povo de Israel e a honra de José, que foi profanada".

Dagan também exigiu que o governo "devolva o IDF ao túmulo de José, e a yeshiva Od Yosef Chai para operação completa [aqui]". 

Quando as forças israelenses começaram a se mobilizar, o coronel Zweig deu um sermão aos soldados, citando Gênesis e Êxodo:

"Neste lugar, a terra foi prometida a Abraão, como está escrito: 'à tua descendência darei esta terra.' [Gn 12:7] E hoje agimos 'desafiadoramente' [Êxodo 14:8] como nossos antepassados ​​fizeram quando deixaram o Egito na Páscoa, que celebraremos em três dias. A Escritura diz: 'neste dia!' Não como ladrões à noite, mas como filhos de reis. Temos o privilégio de restaurar a honra da terra e do povo de Israel”. 

A equipe de construção reconstruiu as partes destruídas do Túmulo de José e pintou as paredes enegrecidas pelo fogo. Eles também removeram materiais quebrados e entulhos, consertaram as janelas e o sistema de encanamento danificado e reinstalaram o sistema elétrico.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições