Um vídeo exibido no Twitter mostra estudantes palestinos simulando a execução de judeus em peça escolar. O incidente ocorreu na Anata High School, em Jerusalém Oriental, de acordo com divulgação do Canal 12.
A divulgação das imagens, que mostravam alunos vestidos como pistoleiros apontando armas para outros estudantes vestidos como judeus religiosos, com os olhos vendados e de joelhos, provocaram indignação.
O vídeo da peça mostra a plateia, formada por um grande público, com pessoas animadas e comemorando a mensagem transmitida de morte aos judeus.
סרטון בו נראים תלמידי בית הספר תיכון לבנים ענאתא שבמזרח ירושלים "רוצחים" בהצגה את יו"ר עוצמה יהודית איתמר בן גביר pic.twitter.com/FOI2O5tJW6
— Shimon (@Shimon38542581) July 19, 2022
No vídeo, a multidão é ouvida aplaudindo enquanto atores estudantes apontam armas para seus colegas enquanto agitam bandeiras palestinas. As imagens enviadas via TikTok se tornaram virais.
O legislador israelense Itamar Ben Gvir disse que o incidente constitui uma incitação contra ele especificamente, argumentando que o estudante vestido com roupas religiosas tradicionais, incluindo um quipá branco, deveria retratá-lo.
Em resposta, o Ministério da Educação disse apenas que escola está sob responsabilidade da Autoridade Palestina.