A guerra civil entre a junta militar do Sudão e as forças rebeldes forçaram mais de 8 milhões de sudaneses a fugirem do país e morar em campos de refugiados em nações vizinhas.
De acordo com a Mission Network News, milhares de pessoas morreram no conflito que já dura um ano, incluindo vítimas de genocídio.
Em 2023, um surto de cólera dificultou o acesso a alimentos, água potável e remédios no país.
“O fardo sobre a África Oriental está se tornando quase insustentável”, relatou John*, um missionário que atua no Sudão em parceria com a missão “unfoldingWord”.
“O Chade é um dos 10 países mais pobres do mundo, o Sudão do Sul é o país mais pobre e é para lá que os refugiados vão”, explicou ele, ao Mission Network News.
Em meio a guerra, equipes de missionários da “unfoldingWord” estão levando ajuda humanitária aos campos de refugiados da região da fronteira do Sudão.
“Temos equipes em seis locais onde estão refugiados sudaneses. Nossas equipes estão curando traumas e ouvindo as histórias das pessoas”, relatou.
Além de oferecer apoio psicológico, a missão está levando a esperança do Evangelho aos refugiados através de cristãos locais parceiros.
“[Os refugiados estão] em desespero de terem perdido tudo e de serem separados da vida normal do dia-a-dia e apenas viverem em constante necessidade. Sua alma está tão sedenta por qualquer esperança, e Deus está colhendo uma colheita”, testemunhou John.
Recentemente, 200 refugiados aceitaram a Cristo durante apenas dois dias de ações humanitárias da missão. Muitos deles relataram que tiveram sonhos e visões com Jesus.
“Muitos estão vindo a Cristo porque, em seu desespero, estão clamando por ajuda. E durante o sono, Deus os encontra. É uma visão de Jesus, uma visão de um homem vestido de branco”, testemunhou John.
A missão pediu oração pela situação dos refugiados sudaneses. “Peça ao Senhor que forneça alimentos aos refugiados que enfrentam a fome. Ore para que eles encontrem o Pão da Vida se conectando com os plantadores de igrejas”, disse.
*Nome alterado por motivos de segurança.