A série cristã de sucesso mundial “The Chosen” está sendo exibida em penitenciárias nos Estados Unidos como uma forma de evangelização.
Em parceria com a Come and See Foundation (uma ONG criada para aumentar o impacto e alcance de The Chosen em todo o mundo), o ministério prisional Prison Fellowship está levando a produção baseada nos Evangelhos aos presos.
“A Come and See realmente queria expandir seu público para alcançar todos com o Jesus autêntico, do palácio à prisão, por assim dizer. E então dissemos: 'Bem, adoraríamos ajudar com isso'”, contou Heather Rice-Minus, presidente da Prison Fellowship, em entrevista à CBN News.
O ministério tem organizado exibições de “The Chosen” em prisões onde seus capelães atuam.
“Os capelães podem organizar suas próprias exibições se quiserem dentro das instalações”, explicou Heather.
“Também temos centenas de prisões onde a Prison Fellowship realiza programação presencial e, portanto, em algumas dessas instalações, conseguimos organizar exibições especiais e assistir aos episódios de 'The Chosen'”.
A presidente testemunhou que muitos presos estão sendo transformados por Deus através da série. Ela citou o exemplo da Unidade Carol S. Vance, uma prisão do Texas que usou “The Chosen” em seu programa de restauração de um ano com os encarcerados.
“Temos visto uma transformação incrível nos homens como resultado da oportunidade de ver o Jesus autêntico”, observou.
Resgatando os perdidos
Ela disse que muitos presos se identificaram com os discípulos, imperfeitos e humanos, escolhidos por Cristo.
“Ver as pessoas que ele escolheu – muitos perdidos, para fazer parte do maior despertar que o mundo já conheceu – e eu acho que eles realmente ressoam com isso na posição em que estão”, afirmou.
“A história de 'The Chosen' [foca] em quem Jesus escolheu e ele escolhe todos nós. Mas ele se concentra especialmente nas pessoas daquela época que víamos à margem da sociedade, pessoas com quem talvez ninguém mais quisesse estar”.
Heather disse que hoje, os presos fazem parte daqueles que estão marginalizados, e encorajou os cristãos a se envolverem no evangelismo deste grupo.
“Eu olho para Hebreus 13, que diz 'lembre-se dos que estão na prisão como se você estivesse lá com eles'. Esse é o nosso chamado, saber que Jesus veio para todos e especialmente, como tão brilhantemente demonstrado na série, veio especialmente para os últimos e perdidos”, concluiu ela.