Centenas de venezuelanos foram atraídos a uma cruzada evangelística realizada pelo Conselho Evangélico da Venezuela no estádio de beisebol Alfonso “Chico” Carrasquel. Coordenado por David Ruíz, evangelista associado da Associação Evangelística Billy Graham (BGEA), o evento reuniu mais de 50 mil pessoas.
“Deus se moveu de maneira muito poderosa em Puerto La Cruz. Isso é uma evidência de que Deus tem um plano e o está realizando na Venezuela”, disse Ruíz.
“Cinco meses atrás, queríamos fazer um evangelismo em Puerto La Cruz, mas naquela época não conseguimos encontrar um estádio”, disse o evangelista. “Mas esta é a hora que Deus planejou, e Ele abriu as portas para nós.”
“O gerente do estádio não entendia por que queríamos usar um estádio, pois estava convencido de que não reuniríamos mais de 5.000 pessoas”, conta.
O estádio de beisebol lotado surpreendeu o gerente do estádio e o levou às lágrimas ao ver tantos ali para ouvir o Evangelho. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)
“Mas quando viu o estádio cheio desde o primeiro dia do evento, não conseguiu conter as lágrimas, expressando que era lindo ver o estádio lotado, muito mais do que quando tem um jogo de beisebol dos melhores times do a cidade”, compartilhou Ruíz.
O evangelista conta que apesar dos desafios de transporte na região, as pessoas compareceram à cruzada. “Mais de 57.000 pessoas participaram do evento evangelístico, com mais de 14.000 delas tomando decisões para seguir a Cristo”, testemunha.
Crianças para Jesus
As crianças também foram alvo de evangelismo. Em 1º de abril, um evento chamado Festikids atraiu centenas delas para participar de diversas atividades divertidas e assistir a uma peça chamada “Jesus to the Rescue”, liderada por jovens de igrejas locais.
Nos dois dias seguintes, o Festival da Família levou milhares de venezuelanos para o local.
O prefeito de Puerto La Cruz declarou que as portas da cidade estão abertas para o retorno da equipe evangelística. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)
“Alguns anos atrás, quando as portas se abriram para servirmos na Venezuela pela primeira vez, começamos com eventos pastorais que na época se chamavam “Fidelidad Extrema” (Extrema Fidelidade)”, compartilha Ruíz.
“Esses eventos visavam encorajar e ministrar aos pastores locais e ensiná-los a serem fiéis à Palavra de Deus, ao seu chamado pastoral, à sua família e à nação que Deus os chamou para servir. E logo depois disso, começamos a ministrar também aos filhos dos pastores”, explica Ruíz.
“Mas foram as próprias pessoas da Venezuela que nos abordaram perguntando se também poderíamos realizar eventos evangelísticos”, acrescenta.
“E assim Deus preparou o caminho para este grande evangelismo em Puerto La Cruz”, arremata.
Crescimento do Evangelho
Antes do evento, as igrejas locais reuniram mais de 3.800 pessoas para fazer o Curso de Vida e Testemunho Cristão, que explica como compartilhar sua fé. Dos que fizeram o curso gratuito, 2.900 se comprometeram a servir como conselheiros nos eventos.
“A maioria dos participantes foi convidada por um familiar ou amigo, e não só atenderam a ligação, mas milhares compareceram até quatro horas antes do início do evento”, disse Ruíz. “Isso mostra que há fome e sede de Deus.”
Evento histórico
Pastores locais disseram aos organizadores do evento que o acontecimento era “histórico; [porque] isso nunca aconteceu nesta cidade antes.”
O prefeito de Puerto La Cruz também se manifestou sobre o ineditismo da ação evangélica.
“Quando o prefeito da cidade soube que o estádio estava lotado três dias seguidos, ele disse: 'Quero ir pessoalmente conhecer as pessoas que realizaram essa façanha'. E quando ele conversou conosco, ele disse: 'As portas estarão sempre abertas para que esse time volte para realizar esses eventos'”, contou Ruíz.
“E, claro, aproveitamos esta bela oportunidade para compartilhar o Evangelho com ele também”, disse Ruíz. “Temos que aproveitar todas as oportunidades. Acredito que este é o tempo de Deus para a Venezuela”.