Os Jogos Olímpicos de Paris têm proporcionado uma oportunidade para cristãos compartilharem o Evangelho tanto com os moradores locais quanto com os que estão visitando a França.
Eric e Su-Jeong Kuykendall, missionários do International Mission Board (IMB), atuam em igrejas chinesas em Paris. Eles relataram que há 600.000 chineses vivendo na cidade, dos quais menos de 5% são declaradamente cristãos.
Eles têm incentivado as igrejas a envolver as pessoas com o Evangelho.
“Com as Olimpíadas acontecendo aqui neste verão”, disse Eric, “isso nos deu uma grande oportunidade de realmente colocar a nossa fé em prática, sair às ruas e usar os pins olímpicos como uma ferramenta para compartilhar o Evangelho”.
Os pins olímpicos oferecidos pela IMB são projetados com cores diferentes representando elementos de uma apresentação do Evangelho. (Foto: IMB)
A troca desses distintivos durante as Olimpíadas é uma atividade popular há anos, e o IMB oferece pins especiais que apresentam cores diferentes, representando elementos de uma apresentação do Evangelho.
Eric mencionou que já distribuíram mais de 1.000 pins e forneceu instruções específicas aos seus colegas sobre como oferecer os souvenirs.
“Você não pode simplesmente distribuir esses pins”, ele instruiu. “Você deve dar um relato completo do Evangelho verbalmente, e eles precisam estar ouvindo ou parecer estar ouvindo antes de receberem um pin.”
Resultados positivos
Eric e Su-Jeong compartilharam com entusiasmo os resultados positivos de membros da igreja que têm distribuído pins e compartilhado as Boas Novas. Uma grande bênção dessa experiência tem sido o envolvimento de chineses de segunda geração, que são mais fluentes em francês e atuam como tradutores.
“Estamos tão desesperados por falantes de francês”, Eric e Su-Jeong disseram. “Nós perguntamos aos nossos parceiros chineses, ‘Vocês têm filhos que poderiam vir conosco?’”
Por meio dessa experiência de testemunho, os cristãos chineses estão amadurecendo em sua fé e se tornando mais confiantes em compartilhar o Evangelho.
Usando o broche olímpico, um membro da igreja chinesa compartilha o Evangelho com um jovem em um trem em Paris. (Foto: IMB)
“Eles veem o que os efeitos de ser obediente à Grande Comissão podem fazer sem reservas”, disse Eric.
“Graças a Deus que eles viram o fruto de seus esforços, porque agora eles sabem que Deus pode usá-los onde eles estão para compartilhar as Boas Novas de Cristo. Estamos confiantes de que este não é apenas um evento único, mas continuará avançando.”
Após cinco dias de ministério em quatro grandes áreas chinesas de Paris, os Kuykendalls relataram que as equipes do ministério chinês distribuíram 5.038 materiais do Evangelho e 1.155 broches do Evangelho Olímpico. Houve 1.219 conversas sobre o Evangelho e 112 profissões de fé em Cristo.
Testemunhos
Carter Tan, da Grace Chinese Baptist Church em Richmond, Virgínia, está engajado em trabalho missionário em Paris e compartilhou histórias dessa experiência.
“Uma das irmãs chinesas encontrou um grupo de suas velhas amigas, cerca de 30 delas”, Tan relatou. “Ela disse que, no passado, nunca ousou compartilhar o Evangelho de Jesus com elas. Mas hoje ela teve a oportunidade de compartilhar com todas elas e as convidou para a igreja! Ela ficou tão alegre quando voltou ao grupo para compartilhar essas notícias.”
Membros da igreja chinesa oferecem os pins olímpicos e outras lembranças para as pessoas que encontram em Paris. (Foto: IMB)
Tan relatou que os membros da equipe visitaram a Disneylândia Paris e interagiram com pessoas de diversos países.
“Tivemos a oportunidade de compartilhar o Evangelho com pessoas do mundo todo, como alemães, australianos, tailandeses e britânicos”, ele disse.
“O mundo veio a Paris, e Deus usou essa oportunidade para nossa equipe da igreja compartilhar o Evangelho com as nações!”
Eric mencionou que esses relatos têm encorajado outras igrejas na Europa.
“Uma irmã chinesa em Barcelona entrou em contato comigo e quer fazer evangelismo de rua”, ele disse. “Ela tinha acabado de ver nossos testemunhos. Louvado seja Deus!”
Eric também agradeceu a ajuda recebida dos batistas do sul que doam financeiramente e oram por seu trabalho em Paris: “Sem eles, não poderíamos fazer o que fazemos”.
A emoção continua em Paris com as Olimpíadas, e os cristãos estão aproveitando essa oportunidade única para compartilhar o Evangelho com o mundo.