Depois de ser diagnosticado com um aneurisma de aorta ascendente, há pouco mais de um ano, o pastor e escritor, Max Lucado disse que aprendeu a se apoiar no poder do Espírito Santo e a pedir ajuda a Deus.
Porém, ele confessa que não tem sido fácil essa jornada de luta contra seu problema de saúde. “No que diz respeito a lidar com a ansiedade, eu realmente desci”, disse o autor de best sellers ao reconhecer que, no início, sua fé foi abalada com a notícia.
Ele conta que o diagnóstico chegou numa segunda-feira. “E na quinta-feira [da mesma semana], algo milagroso aconteceu. Eu realmente senti, de uma forma sobrenatural, logo pela manhã, uma melhora. Não é que fui curado, mas o medo e a ansiedade diminuiram”, relatou.
“Busquei em oração e recebi”
Ao falar sobre o alívio que sentiu dias depois do diagnóstico, Lucado diz: “Atribuo isso ao Espírito Santo. Busquei em oração e recebi em oração, e assim posso dizer agora, honestamente, que não vivo mais com medo disso”, compartilhou.
Conforme os médicos, “o aneurisma é bastante grande”, com cerca de dois centímetros.
“Tenho 67, quase 68 anos. E finalmente estou aceitando o fato de que não estou ficando mais jovem”, disse Lucado ao comentar que não tem como evitar essas questões de saúde.
“Os dias ainda não são fáceis”, disse o escritor sobre as mudanças de humor devido à medicação e explica que está pisando em “território desconhecido”.
“Sempre fui um cara muito despreocupado. Mas quando comecei a tomar esse medicamento fiquei meio triste”, continuou.
“Me apoio mais no Espírito Santo”
O pastor explicou, em entrevista ao Christian Post, que durante o tratamento, ganhou maior compaixão por si mesmo e pelos outros que lutam com o mesmo problema.
“Nesse sentido, tem sido uma bênção porque me apoio mais no Espírito Santo, e também me fez ser mais compassivo com as pessoas que lutam contra mudanças de humor ou depressão”, disse.
Lucado escreveu um livro onde fala abertamente sobre sua jornada ao ter mais intimidade com o Espírito Santo. Em “Help is Here” (A ajuda está aqui) — Encontrando Novas Forças na Presença e no Poder do Espírito Santo — ele conta sobre suas experiências ao longo de décadas de ministério.
O livro é um incentivo para que os leitores busquem confiar mais no poder de Deus e no conforto que Ele traz em tempos difíceis, quando as pessoas precisam lidar com o estresse, a exaustão e os transtornos mentais.
‘Um povo estressado e exausto’
“Somos um povo desgastado e absolutamente exausto”, disse Lucado ao compartilhar as estatísticas que revelam que 84% dos americanos se sentem estressados pelo menos um dia, em uma semana típica.
O escritor lembra que quase 9 em cada 10 pessoas que andam pelas ruas sentem estresse. “Não é assim que devemos viver. O Espírito dá vida, mas a carne não ajuda em nada”, observou.
Lucado lembra que pregações estimulantes e conversas de automotivação não o estão ajudando em nada. “Preciso da ajuda de cima”, resumiu.
Como se aproximar do Espírito Santo
De acordo com Max Lucado, a aproximação do Espírito de Deus se dá através da humildade. “Só assim os frutos do Espírito podem crescer”, explicou.
Segundo o pastor, quem é temente a Deus e se interessa em estudar Sua Palavra, não busca nenhuma plataforma para se exibir, mas mantém um coração humilde.
“Creio que essa é a melhor postura, pois é a postura que realmente cria o solo no qual o fruto do Espírito Santo pode crescer”.
Ao lembrar que “o Espírito Santo é nosso consolador e amigo, aquele que está ao nosso lado para nos ajudar enquanto caminhamos pela vida”, Lucado disse: “Ele nos leva para casa”.
“Deixe Jesus te ensinar. Quem sabe mais sobre o Espírito Santo do que um dos membros da Trindade? Quando Jesus descreve o Espírito Santo, Ele diz que o Espírito dá vida. É não é disso que precisamos hoje?”, questionou.
‘A Igreja está faminta de um Evangelho simples’
A finalizar, o pastor ressaltou que a Igreja está “faminta de um Evangelho simples e da renovação do poder”.
“Parece que nos desviamos um pouco por conta de políticas e controvérsias. Que o Senhor nos traga um novo dia, para pregarmos o simples fato de que Deus nos ama. Ele veio para nós, e agora Ele nos dá poder”, enfatizou.
“Precisamos ser a Igreja do Espírito Santo, assim veremos esse tipo de derramamento novamente”, disse ao lembrar ainda que as provações virão e haverá doenças físicas e psíquicas.
“Jesus disse que passaríamos por tribulações, mas também disse: ‘Tende bom ânimo, porque eu venci o mundo’. Então, o que quer que você esteja enfrentando, Cristo já o superou e Ele o ajudará à medida que você avança”, continuou.
“Não acredite nessa mentira que diz que se você for um cristão melhor, você não terá lutas. O fato é que, às vezes, por você ser um cristão acaba tendo que lutar, porque o diabo o vê como um candidato a ser atacado”, explicou.
Enquanto enfrenta suas próprias lutas com a saúde, Max Lucado encoraja pessoas em situações semelhantes a “recorrer ao seu Pai Celestial, que pode ajudá-lo a enfrentar tudo”.
“Não tente arcar com isso sozinho. E não se culpe. É importante para nós lembrarmos que esta vida não se destina a durar para sempre. Todos nós teremos aflições, e todos nós adoecemos. E isso não é ruim porque quando fecharmos nossos olhos para esta terra, no mesmo instante abriremos nossos olhos para o Novo Reino. E essa será a nossa grande vitória”, concluiu.