Cafeteria é criticada por banner com transição de gênero: ‘Cirurgias irreversíveis’

Van da Costa Express circulou com banner de um transexual com cicatrizes de uma cirurgia de redesignação de gênero.

Fonte: Guiame, com informações da Fox NewsAtualizado: terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 15:05
Uma van Costa Coffee Express com a imagem de um homem transexual após cirurgia de redesignação de sexo. (Imagem Twitter/ David Kurten)
Uma van Costa Coffee Express com a imagem de um homem transexual após cirurgia de redesignação de sexo. (Imagem Twitter/ David Kurten)

Uma rede de cafeteria britânica decidiu utilizar a representação de um surfista com cicatrizes de uma mastectomia para 'celebrar' a transição de gênero masculino em uma peça publicitária.

Criada em Londres, em 1971, a Costa Coffee foi atualmente conta com mais de 2.200 pontos em todo o Reino Unido.

De acordo com a Fox News, vários usuários online e consumidores de café ficaram surpresos ao ver a foto de uma van da Costa Express exibindo a imagem colorida de uma pessoa transexual com cicatrizes de uma cirurgia de redesignação de gênero.

“Você poderia gentilmente explicar por que você está glorificando cirurgias irreversíveis realizadas em seios saudáveis de mulheres para uma condição de saúde mental?”, questionou James Esses, cuja postagem no X [antigo Twitter] recebeu mais de 10 milhões de visualizações.

A reação contra a popular marca de café se espalhou pela internet com a hashtag #BoycottCostaCoffee que entrou no trending topic (tendência) com muitas pessoas atacando a empresa por parecer glorificar a “mutilação de meninas”.

“Quando você dirige uma empresa de enorme sucesso que vende café caro, mas não consegue resistir a promover a mutilação de meninas. Mundo estranho. #BoycottCostaCoffee”, escreveu o cantor/compositor Gareth Icke.

Boicotes

Os usuários do Twitter também expressaram esperança de que Costa enfrente um revés comparável ao da Bud Light depois que a marca de cerveja fez parceria com o influenciador transgênero Dylan Mulvaney.

A empresa viu suas vendas despencarem quase 30% em comparação com o mesmo período do ano passado e recentemente demitiu centenas de trabalhadores.

A presidente da Britain First, Ashlea Simon, tuitou: "Apelar ao massacre dos corpos das mulheres enquanto fala do seu dinheiro arduamente ganho, é isso que você quer ver das corporações? #BoycottCostaCoffee e dê-lhes o tratamento #GoWokeGoBroke como Budlight! Acertá-los no banco é a única maneira de aprenderem."

“Esta glorificação da mutilação mamária e das doenças mentais é deplorável. #BoycottCostaCoffee”, comentou o líder do Partido Heritage, David Kurten.

O líder do Partido Reclaim britânico, Laurence Fox, exclamou: "Caro @CostaCoffee. Você está promovendo a mutilação de meninas saudáveis. Espero que você seja boicotado e deixe de existir. #BoycottCostaCoffee."

Membros da organização de direitos humanos Sex Matters também condenaram a imagem.

“A imagem em formato de desenho animado de uma jovem que teve seus seios removidos cirurgicamente é chocante e irresponsável”, disse a fundadora Maya Forstater ao The Telegraph.

“Estão sendo vendidas às mulheres jovens a mentira de que, se lhes retirarem os seios e tomarem hormônios, poderão se tornar homens, ou pelo menos evitar ser mulheres”.

“É repugnantemente irresponsável da parte de Costa sugerir e vender – até mesmo glorificar – sofrimento mental, dissociação corporal e automutilação entre adolescentes”, acrescentou a diretora de defesa de direitos, Helen Joyce.

"Costa presumivelmente pensa que está a ser 'inclusivo' com esta mensagem; na verdade, está a ajudar a alimentar um contágio social e um escândalo médico disfarçado de movimento de justiça social."

Comunicado da empresa

Após a enorme reação negativa, a Costa divulgou um comunicado à Newsweek explicando que a imagem fazia parte de um mural mais amplo encomendado para o Brighton and Hove Pride no ano passado e que a empresa a defendeu como uma celebração da “diversidade”.

“Na Costa Coffee celebramos a diversidade dos nossos clientes, colaboradores e parceiros. Queremos que todos os que interagem conosco vivenciem o ambiente inclusivo que criamos, para encorajar as pessoas a sentirem-se bem-vindas, livres e sem vergonha de serem elas mesmas, em sua totalidade; mostra e celebra a inclusão”, dizia o comunicado.

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