‘Estamos à beira de uma terceira guerra mundial’, diz aliado de Putin

Dmitry Medvedev diz que embora uma nova guerra mundial não seja inevitável, os perigos de um conflito nuclear estão aumentando.

Fonte: Guiame, com informações do Pravda e YahooAtualizado: quarta-feira, 26 de abril de 2023 às 15:17
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. (Foto: World Economic Forum/Alexander Belenky)
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia. (Foto: World Economic Forum/Alexander Belenky)

Dmitry Medvedev, vice-presidente do poderoso conselho de segurança de Putin, declarou em uma conferência em Moscou que "o mundo está doente e muito provavelmente à beira de uma nova guerra mundial".

Em outro momento, durante a Knowledge Marathon, Medvedev também sugeriu a possibilidade de um terceiro conflito envolvendo o mundo, ao dizer que é melhor conduzir uma "divisão silenciosa" da Ucrânia entre a Polônia e outros países do que iniciar uma guerra mundial ou tornar a Ucrânia um membro da OTAN.

Medvedev observou que a Polônia, a Hungria e a Romênia há muito tempo têm o desejo de dominar as regiões ocidentais da Ucrânia. Ele ainda mencionou que líderes poloneses têm discutido a possibilidade de criação de uma confederação com Kiev.

À beira do conflito

De acordo com o aliado de Putin, embora uma nova guerra mundial não seja inevitável, os perigos de um conflito nuclear estão aumentando e são mais graves do que as preocupações relacionadas à mudança climática.

Segundo informa o Pravda, Vladimir Putin diz que o mundo está passando pela década mais perigosa desde a Segunda Guerra Mundial. Ele considera a guerra na Ucrânia como uma batalha existencial contra um Ocidente agressivo e arrogante, e afirmou que a Rússia utilizará todos os recursos disponíveis para se defender de qualquer agressor.

Os EUA e seus aliados condenaram a invasão russa da Ucrânia, considerando-a uma anexação imperialista de território. A Ucrânia prometeu resistir até que todas as tropas russas se retirem do seu território e alega que a retórica russa sobre a guerra nuclear tem o objetivo de intimidar o Ocidente a limitar a ajuda militar.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições