Jovem judoca do Amapá, sonha em ajudar a família vencendo no esporte

Fonte: Globoesporte.comAtualizado: sexta-feira, 22 de agosto de 2014 às 14:05
Guilherme da Luz (à direita) foi bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15
Guilherme da Luz (à direita) foi bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15

(Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Com apenas um ano praticando judô, o amapaense Guilherme da Luz, de 14 anos, já tem um currículo extenso para a idade, com cinco medalhas de ouro e uma de bronze em seis competições disputadas. Em 2014, foi o vencedor da etapa dos Jogos Escolares e ficou com o bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15, que aconteceu em Macapá. 

Agora, o judoca se prepara para a etapa nacional dos Jogos Escolares, no dia 3 de setembro, em Brasília (DF). É mais um passo para o atleta, que sonha um dia viver do esporte e ajudar financeiramente a família.

- Quando estou em período de competições, não gosto de perder nenhum treino, mas às vezes fico cansado para ir á escola e acabo perdendo aulas. Estou tentado adequar os meus horários - disse Guilherme.

A última competição que disputou foi o Campeonato Brasileiro  Sub-15 de Judô realizado no início de agosto, em Macapá. No torneio, Guilherme ficou entre os três amapaenses que conquistaram medalhas de bronze. A falta de material quase faz com que o judoca deixasse de participar do evento nacional.

- A competição exigia que eu tivesse dois quimonos, só que não tenho condições de comprar. Uma semana antes do evento, meu sensei Pedrão Gomez e familiares se juntaram para me dar as roupas e a chance de continuar competindo - relatou Guilherme.

A mãe, principal incentivadora do judoca, se diz fã número um do filho. Ela conta sobre o esforço do amapaense em cada competição mesmo sem patrocínio e sente-se emocionada e orgulhosa pelos feitos do filho.

- Ele entende que não temos muitas condições para comprar os materiais necessários para o judô, mas mesmo assim continua treinando e competindo, isso me deixa muito orgulhosa, pela força de vontade que ele tem - disse Eliete Monteiro.

Antes de entrar para o mundo do judô, Guilherme praticou caratê por um ano, mas em 2013 se encantou com o judô.

- Eu gostava do caratê, mas sabia que estava faltava alguma coisa. Conheci o esporte por curiosidade, quando passei na frente de uma academia que fica perto de casa e acabei me interessando. Tenho o sonho de ajudar minha mãe financeiramente através do judô - disse Guilherme.

O atleta amapaense se diz admirador dos judocas da seleção brasileira, Tiago Camilo e Rafael Silva, cujo reconhecimento motivam Guilherme a sonhar em um dia ser campeão internacional e ajudar a família através do esporte.

- Acompanho muito o judô brasileiro, em qualquer competição que participa, sempre tem algum atleta que traz para casa uma medalha. Isso me inspira a querer conquistar o que eles estão conquistando, além de ajudar a minha família, que é a minha verdadeira medalha de ouro - finalizou.

E a primeira chance de Guilherme pode chegar já em setembro, se conseguir bom resultado na etapa nacional dos Jogos Escolares, que iniciam dia 3, em Brasília (DF).




Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições