“Usar um relógio de R$ 300 mil é incompatível com a função pastoral”, alerta Carlito Paes

O pastor da Igreja da Cidade explicou que a maturidade espiritual não se mede apenas pelo que é certo, mas pela sabedoria e coerência com o chamado de Deus.

Fonte: GuiameAtualizado: quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 às 19:56
Carlito Paes. (Carlito Paes/YouTube/Dênio Lara Jr.)
Carlito Paes. (Carlito Paes/YouTube/Dênio Lara Jr.)

Carlito Paes exortou líderes cristãos a não se guiarem apenas pelo que é “certo ou errado”, mas pelo que é “sábio”. Em uma ministração, o pastor da Igreja da Cidade, em São José dos Campos, São Paulo, destacou que o lugar mais seguro para o cristão é o centro da vontade de Deus.

Durante um treinamento para pastores e líderes chamado 1lpdh, Carlito ministrou sobre o tema “Conselhos para a liderança dos dias de hoje” e destacou que a maturidade na liderança cristã ultrapassa uma simples análise moral.

Usando o exemplo da ostentação, o pastor explicou: “Não é que é certo ou errado o Carlito usar um relógio de 100 mil, 200 mil ou 300 mil. É incompatível com a minha função e chamado pastoral”. 

Segundo ele, limitar-se ao “certo ou errado” revela um nível raso de maturidade espiritual: “Querido, se você está liderando uma igreja em cima do que é certo ou errado, você está num nível muito baixo de liderança”, afirmou Carlito. 

E continuou: “Um líder para os dias de hoje tem que fazer a primeira pergunta: Isso é sábio ou não é sábio?”.

‘Centro da vontade de Deus’

Ainda refletindo sobre bens materiais, Carlito mencionou a ostentação de carros luxuosos entre os líderes cristãos.

“Não é todo tipo de carro que serve para nós. Isso pode ser uma ‘despregação’, um desestímulo”, relatou ele.

Carlito explicou que líderes espirituais precisam considerar o impacto de suas escolhas sobre o testemunho do Evangelho.

“A questão não é se você pode ou não pode comprar, se você merece ou não, não é isso. A questão é: isso é para você?”, disse ele.

Nesse momento, o pastor também encorajou os líderes a viverem de acordo com a vontade de Deus, independentemente do contexto geográfico.

“O lugar mais seguro da terra para se viver, não é no Brasil, nos Estados Unidos, na Noruega, é no centro da vontade de Deus”. 

“E nem tudo que é para um jogador de futebol, para um influencer, para um empresário, é para você, pastor”, concluiu.

Assista a pregação completa: 

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições